O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) registrou, nos dois primeiros meses do ano, respectivamente, 1,07% e 1,28% de aumento. O índice de fevereiro foi o maior indicador de inflação da cidade desde 2006, quando começou a divulgação da pesquisa.
:: Acompanhe a inflação ao longo de 2015
O destaque ficou por conta dos aumentos da gasolina, álcool e diesel, além dos preços das passagens de ônibus, que sofreram reajuste de 11,5%. Segundo a pesquisa, 16,21% do orçamento familiar mensal ficou comprometido com os gastos em transporte no mês de fevereiro. Na alimentação, a greve dos caminhoneiros, fatores sazonais e alimentos cotados em dólar influenciaram no comportamento desordenado dos preços. O arroz foi o que pesou mais no bolso do consumidor, com aumento de 18%. O peso da alimentação no orçamento familiar chegou a 25,12%, no mesmo mês.
A educação, que era o item que mais se destacava nos meses de fevereiro, em função da volta às aulas, fechou com +1,27% este ano, e foi pressionada pelos combustíveis, passagem e alimentação.
"