Para buscar recursos junto ao governo federal para realizar a ampliação do Aeroporto Civil de Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom esteve, ontem, na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em Brasília, para apresentar o projeto de expansão do terminal.
Pelo menos 18 escolas estaduais estão em greve
Os diretores da pasta fizeram uma pré-análise e já sinalizaram a viabilidade da proposta, levando em conta que Santa Maria é um polo regional. Segundo Pozzobom, também foi garantida a liberação de R$ 7 milhões, por meio de um Termo de Execução Descentralizada da SAC à Aeronáutica, para a ampliação do pátio e balizamento noturno. O valor deve ser liberado este ano, e o projeto deve ser executado pela Aeronáutica.
Caminhoneiros trancam BR-287 durante protesto em São Pedro do Sul
A prefeitura recebeu sinal verde para aumentar o aeroporto. Com isso, a Aeronáutica deve ceder mais espaço ao município. As principais mudanças preveem que a área física do terminal de passageiros passe dos atuais 540m² para 1,7 mil m².

O projeto prevê a ampliação das salas de embarque e desembarque, para que o terminal receba aviões com até 160 passageiros.Para levar mais conforto aos passageiros, o projeto aponta outras melhorias, como: balcão para que até duas companhias possam operar, espaço para uma cafeteria, banheiro familiar, portas automáticas de embarque e desembarque; e esteiras para restituir e embarcar bagagens.
As seleções de empregos para lojas do novo shopping
Com essa ampliação, a prefeitura espera que o aeroporto receba aviões maiores e voos com mais frequência. Para que o projeto saia do papel, o prefeito e a Cacism buscam na União recursos de R$ 4 milhões para as obras. Além de Pozzobom, foram a Brasília os secretários Guilherme Cortez e Ewerton Falk, além de Rodrigo Décimo e Luiz Fernando Pacheco, da Cacism.
Confusão envolvendo adolescente e vigilante de shopping vira caso de polícia
Conforme o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a equipe técnica da Secretaria de Aviação já sinalizou positivamente à proposta, ressaltando que o projeto é viável de ser realizado. De acordo com Cortez, os recursos para a ampliação do terminal devem vir da SAC e de emendas parlamentares.
Com a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Civil, Santa Maria volta a ocupar lugar de destaque na aviação regional entre as cidades gaúchas. A proposta de expansão também faz parte do projeto de Governo do prefeito Jorge Pozzobom, no sentido de garantir desenvolvimento econômico ao Município. Com a expansão do Aeroporto, busca-se geração de atividades econômicas, tanto de negócios quanto de turismo; maior mobilidade a investidores, fornecedores e clientes, além de a estrutura ser decisiva para o progresso da Região Central.
Grupo Tchê Chaleira, de São Sepé, faz apresentação no Programa do Ratinho
A questão social também está envolvida no que se refere a ampliação do terminal. Somente no ano passado ocorreram 34 voos destinados ao transporte de órgãos e ao transporte de pessoas doentes, que necessitavam de tratamento urgente e especializado fora da cidade.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a taxa de ocupação dos voos entre Santa Maria e Porto Alegre está em 80% - atualmente a Azul Linhas Aéreas mantém uma rota diária. Somente no último ano, a rota foi utilizada por cerca de 36 mil pessoas.
(Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Maria)