Somente com produtos certificados 

Feira orgânica na UFSM arrecada R$ 3 mil na primeira edição

A tarde desta quarta-feira foi dia da 1ª edição da Feira Ana Primavesi, que comercializa apenas produtos orgânicos e certificados conforme a Legislação Brasileira de Produção Orgânica. Ou seja, são frutas, legumes e verduras cultivados sem adição de agrotóxicos ou produtos químicos. Alface, couve, arroz de diversos tipos, temperos, morango, laranja, lima, tempero verde, entre outros produtos foram comercializados.  

Professores estaduais querem fortalecer a greve

A partir de agora, a feira acontecerá todas as quartas-feiras no espaço Multiuso (perto do Planetário) no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das 16h. 

UFSM recebeu a primeira edição de feira de produtos 100% orgânicos
Foto: Guilherme Godoy dos Santos / Emater

Segundo o engenheiro agrônomo Guilherme Godoy dos Santos, da Emater, que trabalhou na organização do evento, nesta primeira edição foram mais de R$ 3 mil arrecadados e sete produtores - cinco de Santa Maria e dois da região - venderam seus produtos para cerca de 400 pessoas que passaram pelo local. Os números surpreenderam de forma positiva:

– É um valor significativo porque a quantidade de produtos vendidos é muito alta, levando em conta o preço dos produtos. Santa Maria sempre teve potencial para desenvolver feiras orgânicas. Teve muita gente pedindo aos produtores que levasse o mesmo produto na semana que vem, porque disseram que voltariam. Restaurantes também demonstraram interesse em comercializar alimentos orgânicos porque agrega valor. E o fato de ser dentro da UFSM faz com que seja muito mais que uma feira, seja um local de diálogo sobre sustentabilidade e processos produtivos – avalia. 

Atleta de projeto social do ATC, Nicole é uma das grandes promessas do judô de Santa Maria

A feira é uma parceria entre a UFSM, a Emater e os produtores. 

COMO PARTICIPAR
– Produtores que já são certificados podem entrar em contato com a Emater. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min, na Avenida Medianeira, 141 ou pelo telefone (55) 3221-7961.
– Quem cultiva produtos orgânicos e ainda não possui certificado pode entrar em contato com a Emater para encaminhar a certificação. Depois do processo concluído, também poderá participar da feira. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre, aos 72 anos, ex-vice-prefeito de Cruz Alta 

Próximo

Ensino sem modalidade. Educação sem limites

Economia