Estagnação

Empresas de Santa Maria cortam 50 empregos formais em abril

Deni Zolin

O mês de abril registrou o corte de 50 empregos formais em Santa Maria. Este é o saldo devido às 2.330 contratações e às 2.380 demissões ocorridas no mês passado na cidade, segundo dados divulgados nesta sexta pelo Caged, do Ministério do Trabalho. A indústria foi o setor que mais cortou empregos, com saldo de -28 postos. Os demais setores também tiveram leve queda.

Depois de janeiro e fevereiro com cortes, março havia registrado uma recuperação. Agora, em abril, nova queda na cidade. No acumulado do ano, o saldo ainda é positivo, com a criação de 268 empregos na cidade, porém, um número 60% menor que as 684 vagas criadas no mesmo período de 2014.

De janeiro a abril, o setor de serviços gerou 217 novos empregos na cidade, bem menos que os 644 criados no primeiro quadrimestre de 2014. Já a geração de empregos nos setores de comércio (23 vagas), construção civil (1) e indústria (6) ficou praticamente estagnada este ano na cidade.

Já no Rio Grande do Sul, abril teve o corte de 7,2 mil empregos, mas no ano, o saldo é positivo, de 17,2 mil vagas criadas. Mesmo assim, o resultado é 70% menor que no primeiro quadrimestre de 2014, quando tinham sido criados 59 mil novos empregos.

Enquanto isso, no Brasil, o saldo é negativo, com 97 mil postos de trabalho fechados em abril, o pior resultado para o mês desde 1992. E desde janeiro, já foram cortados 137 mil empregos no país.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nova lei para a venda de carros e motos começa a valer nesta segunda-feira

Próximo

362 pessoas seguem na busca por uma casa em conjunto habitacional de Santa Maria

Economia