O centro de Santa Maria está em transformação para a quarta edição do projeto Natal do Coração, uma parceria entre a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Logistas. Com o tema "Uma estrela brilha no coração do Rio Grande", as equipes apressam o compasso para a montagem da decoração que deve ser finalizada até a próxima quinta-feira, quando também deve ser batido o martelo sobre a programação prevista para este ano.
Entre os destaques da decoração, estarão mil estrelas brilhando pela cidade, além de 160 mil lâmpadas e 8 mil metros de cordas luminosas. Uma decoração especial está sendo colocada na árvore de 15 metros de altura, no viaduto Evandro Behr. Para a confecção dos enfeites, foram usados cerca de 1,2 milhão de garrafas pet.
A criadora do projeto, Nelci Rafagnin Marah, explica a temática das estrelas:
_ A ideia é que cada um seja uma estrela. Relacionar o sentimento de amor, de paz e de alegria com o espírito natalino.
Para confeccionar a decoração, cerca de 30 pessoas trabalharam, de forma voluntária, o ano inteiro na Fábrica de Natal. O grupo, que recebeu a ajuda de 10 militares nessa reta final, transforma material reciclável em enfeites: são 90 anjos de parede e 15 de pé, 45 velas gigantes feitas de pet, 6 mil flores, 1 mil laços e 7,5 mil festões para árvores.
_ É um trabalho em equipe. Cada um é responsável por uma parte. É uma equipe muito coesa, que trabalha com muito amor e muito comprometimento _ ressalta Roselaine Dal Ponte, coordenadora.
Os enfeites irão ocupar as ruas e prédios centrais até 6 de janeiro.
"