Prazo para pagar a sexta e última parcela do IPVA 2025 termina nesta segunda

Prazo para pagar a sexta e última parcela do IPVA 2025 termina nesta segunda

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

Os proprietários de veículos que optaram por parcelar o IPVA 2025 deverão fazer a quitação do tributo ainda em junho. Logo, precisam realizar o pagamento da sexta e última parcela até esta segunda-feira (30). Uma semana atrás, 19,76% precisavam ser atualizados, de acordo com o levantamento do Governo Estadual.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Caso a parcela não seja paga, passa a incidir sobre ela multa de 0,334% ao dia, até o limite de 20%, além de juros. Nesse caso, a multa e os juros valem a partir de 1º de maio, já que 30 de abril foi a data de vencimento do tributo para todos os finais de placas, além de ter sido o último dia para quem optou por pagar a cota única.

Inadimplência
Em julho, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, começará a inscrever em dívida ativa os contribuintes em situação de inadimplência. A partir de então, há um acréscimo de 5% na multa, o valor do débito passa a ser corrigido pela taxa Selic e a dívida passa a ser protestada em cartório e a estar sujeita a cobrança judicial.

Ingressando na lista de devedores, os contribuintes ficam impedidos de emitir certidão negativa de débitos tributários à administração estadual, além de estarem sujeitos a outras penalidades administrativas que geram custos adicionais. Os donos de veículos também poderão ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do DetranRS, caso sejam flagrados em circulação.

Quem paga IPVA
Todos os proprietários de veículos fabricados a partir de 2006, exceto os isentos por lei.

smndfsdf,msd,fmsmd,fnmdf

Como pagar

  • Pelo site do IPVA ou pelo aplicativo IPVA RS, que exigem login gov.br com selo prata ou ouro, o que traz mais segurança para os usuários.
  • Também é possível apresentar o código Renavam e a placa do carro na rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) ou lotéricas da Caixa Econômica Federal.
  • Há ainda a opção de pagamento por Pix, disponível em mais de 760 locais. Nesse caso, é preciso observar os horários de cada instituição e conferir os dados do destinatário:
    Nome: Ipva Sefaz/RS
    CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
    Instituição: Bco do Estado do RS S.A
    Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080
    Bco do Estado do RS S.A.
    Outras pendências
    A taxa de licenciamento e as multas de trânsito podem ser quitadas nos mesmos canais. Só depois dessa regularização é que o DetranRS disponibilizará o documento.

Leia mais:


*Com informações da Ascom Sefaz estadual 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história Anterior

Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho Próximo

Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho

Economia