Estado registra mais de 83 mil novos empreendimentos no final de 2024 e alcança maior percentual no país

Estado registra mais de 83 mil novos empreendimentos no final de 2024 e alcança maior percentual no país

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)

O Rio Grande do Sul foi o Estado que alcançou o maior percentual de empresas abertas no terceiro quadrimestre de 2024 no país, de acordo com o Mapa de Empresas publicado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Nesse período, surgiram mais de 83,6 mil empreendimentos. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O quantitativo representa um aumento de 4,1% em relação ao segundo quadrimestre de 2024. Um cenário positivo, levando em consideração que abril e maio houve as fortes chuvas por todo o Estado, com mais de 470 municípios afetados, e no quadrimestre seguinte o número de novas empresas se destaca. É a avaliação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, que ressalta: 


– Esses números indicam que a condução do governo do Estado, diante dos problemas causados pelas enchentes, está sendo assertiva. Estamos conseguindo, por meio da disponibilização de recursos e de outras diretrizes, oferecer um ambiente propício para o empreendedorismo. 


Uma nova empresa, em menor tempo 

O Estado também ocupa o segundo lugar entre os Estados com menores tempos de abertura de empresas no terceiro quadrimestre de 2024. Precisa-se de nove horas para que o empreendedor possa abrir uma nova empresa. Em relação ao terceiro quadrimestre de 2023, o Mapa aponta para uma queda de três horas no tempo de abertura de novos empreendimentos. 


A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren Momback Mazzardo, enfatizou a importância das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo para este destaque positivo no Mapa de Empresas. 


– O trabalho da autarquia em parceria com o governo do Estado é importante para alavancar o empreendedorismo gaúcho, contribuindo para a desburocratização no processo de abertura de novas empresas – destaca Lauren. 


Plataforma 
Entre os projetos da JucisRS que auxiliam o Estado a ocupar o primeiro lugar do ranking, está a plataforma Tudo Fácil Empresas (TFE), que permite a abertura de novos negócios em até dez minutos, de forma totalmente gratuita e sem burocracia. A ferramenta torna o processo ágil, rápido e eficaz. 


Além disso, o Tá Na Mão Empresas, possibilita a abertura de empresas pelo WhatsApp. O processo é realizado pelo número (51) 98137-0160 por meio de perguntas e respostas no chat do aplicativo.


A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).


Leia mais:


*Com informações da Ascom/ Sedec e JucisRs

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Serasa, Correios e Febraban fazem mutirão para atender endividados Anterior

Serasa, Correios e Febraban fazem mutirão para atender endividados

Receita Federal abre nesta sexta consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de fevereiro Próximo

Receita Federal abre nesta sexta consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de fevereiro

Economia