Campo

Renda do agricultor familiar gaúcho caiu em 2017

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)Alto custo da produção e baixa valorização influenciaram queda

Um balanço divulgado ontem pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) aponta que, durante o ano de 2017, a renda dos pequenos produtores caiu. Segundo a entidade, a redução foi de 26,93% entre os agricultores familiares gaúchos. Dentre os principais motivos, conforme a Fetag-RS, estão a desvalorização da produção e fatores políticos.

- Os custos de produção subiram, enquanto os preços despencaram. Somam-se a isso, as políticas públicas do governo federal que foram reduzidas. Esse paralelo deixa claro que a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ocasionou a perda de força do setor - justificou o presidente Carlos Joel da Silva.

IPTU só deve subir a partir de 2019 em Santa Maria

Em Santa Maria, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entidade filiada à Fetag-RS, Célio Fontana, confirma a redução e aposta que o cenário não deve ser diferente no ano que vem:

- O grande problema hoje é o preço dos produtos. O custo da lavoura subiu e o valor da produção está muito abaixo do estimado. Os produtores de arroz e soja, por exemplo, investiram na lavoura, mas a cotação da saca não cobre nem o custo. O gado também está desvalorizado e o custo com insumos e vacinas só aumentou. Com isso, o lucro e a renda vão ficando cada vez menor.

Produção de grãos no país deve apresentar queda

Segundo ele, o cenário não deve melhorar em 2018, já que não há projeções de mudanças.

- A menos que dê uma grande frustração de safra, por causa do clima, poderemos ter melhoria. Mas se normalizar, seguiremos com a produção com valorização abaixo do custo - analisa o presidente, salientando que, na região de abrangência do Sindicato Rural, pelo menos 6 mil famílias de pequenos agricultores devem ser impactados com a redução de renda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Drones como aliados no agronegócio Anterior

Drones como aliados no agronegócio

Laboratório da UFSM é referência na análise de sementes Próximo

Laboratório da UFSM é referência na análise de sementes

Agronegócio