estatística

Veja como está a média móvel de casos diários de Covid-19 em Santa Maria

Números apontam que indicador está em queda na cidade

18.398
Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM

A média diária de novos casos de coronavírus em Santa Maria é de 28, de acordo com dados elaborados pelo Observatório de Informações de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A chamada média móvel reúne conteúdo estatístico sobre o avanço da doença na cidade, na região, no Estado e no Brasil. Os números utilizados são analisados a partir dos dados divulgados pela prefeitura.

Segundo especialista, 3 em cada 10 pessoas do Brasil têm diabetes

A média móvel é um indicador usado por especialistas e vários veículos de comunicação nacional e internacional. Com ela, é possível acompanhar as variações diárias e monitorar o avanço do vírus nos municípios, estados e no país. A variação dessa média ao longo dos dias ajuda a compreender melhor o comportamento da Covid-19. O gráfico abaixo mostra o número de casos diários em Santa Maria, e a linha vermelha mostra a média móvel dos últimos sete dias.

Santa Maria tem 6.856 casos confirmados de Covid-19
Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM

O cálculo é feito somando-se o número de casos dos últimos sete dias e dividindo-se o resultado por sete. Essa curva estuda os possíveis dias de pico no número de casos confirmados.

Testes da vacina para Covid-19 são retomados no Husm com prioridade para idosos

O gráfico utiliza dados da Vigilância em Saúde, que encaminha os dados ao Observatório da UFSM e considera os números de casos divulgados confirmados diariamente. Os gráficos analisados utilizaram os números do boletim de quinta-feira, que apresentava 6.768 casos confirmados.

VARIAÇÃO
De acordo com os especialistas, para saber se os números da doença estão aumentando, diminuindo ou em situação estável, é preciso fazer mais um cálculo, o da variação. Geralmente, o novo coronavírus fica no corpo do paciente por duas semanas (tempo de incubação), por isso, para calcular a variação, é recomendado comparar a média móvel do dia com a média móvel de 14 dias atrás. 

  • Variações de até 15%, para mais ou para menos, caracterizam estabilidade da doença  
  • Se a variação for menor que esse percentual, a transmissão está em queda
  • Se for acima, a cidade está em um momento crescente da pandemia

No caso de Santa Maria, a variação indica queda dos casos diários, pois o número desta quinta-feira, de média diária de 28 novos casos, é 30% menor ao apresentado em 29 de outubro, quando a média era de 40 casos.

Outro gráfico disponibilizado pelo Observatório da UFSM é o da média móvel de casos de Covid-19 dos últimos 30 dias, que aponta 38 (indicador é representado pela linha azul na imagem abaixo).


Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM

A média móvel semanal (abaixo), outro gráfico utilizado pelo Observatório para acompanhar a evolução da Covid-19 na cidade, aponta que, pelo menos até agora, o pico de casos registrados por semana na cidade ocorreu em meados de setembro. A partir do final de setembro, é possível perceber que a média móvel semanal apresenta queda.


Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190