imunização

Vacinação começa entre terça e quarta em Santa Maria

Previsão da prefeitura é que doses cheguem ainda na terça

18.398

Foto: Ariéli Ziegler (Prefeitura/Divulgação)
Reunião do grupo técnico da vacinação em Santa Maria definiu

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) aguarda as 8.400 doses da vacina contra a Covid-19 ainda na tarde de terça-feira. O governo estadual as envia por via terrestre ou via aérea - com aviões da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ao chegar na cidade, as doses vão para a sede da 4ª CRS. Depois, as que são destinadas ao município serão encaminhadas ao setor de imunização do Executivo e ficarão armazenadas em uma câmara fria.

O voo responsável por carregar as doses de São Paulo ao Rio Grande do Sul tinha saída prevista para as 18h. Porém, ele atrasou, o que também fez com que o ato simbólico do começo da vacinação no Estado atrasasse.

Quem serão as primeiras vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria

Compõem o grupo prioritário, conforme a seguinte ordem: profissionais da saúde da linha de frente do combate à Covid-19, idosos de instituições de longa permanência e população indígena. Essa ordem de vacinação depende do número de doses encaminhadas para Santa Maria. A 4ª CRS ainda não definiu o número de doses por município e nem quantas pessoas de cada grupo serão vacinadas.

VACINAÇÃO
De acordo com o Grupo Técnico de Vacinação para a Covid-19, as demais doses serão encaminhadas para as seguintes instituições: Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Pronto-Atendimento Municipal (PAM) do Patronato, Pronto-Atendimento da Tancredo Neves, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Regional, Hospital de Caridade Alcides Brum e Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Em caso de um maior quantitativo de doses, lares que abrigam idosos também poderão receber os imunizantes, que serão destinados aos profissionais que atuam no cuidado aos abrigados. Cada instituição de saúde ou lar de idosos é responsável pela definição das pessoas que serão imunizadas.

Neste primeiro momento, o Estado encaminhará às 18 coordenadorias de saúde 170,8 mil doses, o que representa a metade do quantitativo destinado ao Estado pelo Ministério da Saúde. O restante ficará armazenado na Secretaria Estadual de Saúde (SES) e será disponibilizado aos municípios para a dose de reforço às mesmas pessoas que receberão a primeira dose. Isso acontece porque não há confirmação do envio de nova remessa por parte do governo federal. O objetivo, assim, é assegurar que as pessoas vacinadas recebam a segunda dose depois.

Ambulatório para tratar sequelas da Covid começa a funcionar nesta terça

NA REGIÃO
A 4ª CRS cobre 32 municípios (veja abaixo). A população estimada é de 541.247 pessoas. Com as 8,4 mil doses, portanto, a cobertura ficaria em 1,5% do total de pessoas.

Entre o público destinado para o início da campanha, 138 mil doses são destinadas aos trabalhadores da saúde. Isso representa cerca de 34% estimado para esse grupo no Rio Grande do Sul. A prioridade são aqueles que lidam mais diretamente com pacientes com Covid-19, em hospitais, Samu e na Atenção Básica. Conforme mais doses sejam recebidas, os demais integrantes da área da saúde serão gradativamente incluídos. No total, o público de trabalhadores do setor da saúde estimado é de 400 mil pessoas no RS.

Outras 9,8 mil doses estão previstas para as pessoas 60 anos ou mais institucionalizadas, deficientes institucionalizados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos. Para a comunidade indígena que vive em aldeias, são mais 14 mil doses destinadas.

CUIDADOS
A prefeitura afirma que as doses contra a Covid-19 não estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Reforça-se que, mesmo imunizadas, as pessoas devem seguir com as medidas de segurança e higiene, com o uso de máscara de proteção e evitando aglomerações para conter a proliferação do coronavírus.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190