combate à covid

VÍDEO: vacinação recomeça para pessoas com 80 anos ou mais

Além das 2,9 mil doses disponibilizadas, mais unidades foram encaminhadas a alguns pontos

18.398

Fotos: Renan Mattos e Pedro Piegas (Diário)
Cerca de 50 idosos formam filas por volta das 7h desta terça na UBS Wilson Paulo Noal 

A vacinação de idosos com idade a partir de 80 anos recomeçou nesta terça-feira na cidade de Santa Maria. No Interior, a campanha para esse público já começou. Foram vacinados 2.941 idosos. Inicialmente, eram disponibilizadas 2.900 doses, mas mais unidades, que estavam armazenadas, foram encaminhadas a alguns dos locais.

TOTAL DE DOSES

  • Wilson Paulo Noal (Camobi): 175 doses aplicadas de 210 disponíveis
  • Praça Saldanha Marinho: 581 doses aplicadas de 800 disponíveis
  • Centro Comunitário (Tancredo Neves): 290 doses aplicadas de 400 disponíveis
  • Drive UFSM: 300 doses disponíveis, 300 aplicadas. O local recebeu mais 100 doses. Dessas, 24 aplicadas
  • Drive Medianeira: 639 dose aplicadas de 800 doses disponíveis. Local recebeu mais 100 doses
  • Clube 21 de Abril (Itararé): todas as 300 doses disponíveis foram aplicadas

Porém, apesar de a prefeitura pedir para que as pessoas evitassem madrugar nas filas, os primeiros a chegar em alguns dos seis pontos de vacinação desta manhã passaram horas na fila. Às 16h de segunda, o drive-thru da Medianeira já tinha fila. Também houve quem deixou o carro no dia anterior e voltou apenas pela manhã. A linha de carros passou pela BR-158 e chegou até a Duque de Caxias poucos minutos antes da abertura dos portões e começou a andar às 7h51min.

Com mais cinco óbitos, Santa Maria chega a 259 mortes por Covid-19

Nem todos que chegaram prontos para encarar uma espera de horas eram idosos. Nos locais de drive-thru, houve familiares que foram até os veículos marcar lugar para alguém da família. 

'Não existe dinheiro do Bolsonaro, existe o dinheiro da população', diz Eduardo Leite

A prefeitura estima, com dados usados na campanha da vacinação da gripe (o número é baseado nos dados populacionais do IBGE e pode sofrer alterações) que Santa Maria tenha 7.871 idosos com 80 anos ou mais na cidade. Somente nesta terça, são 2,9 mil doses disponíveis. Na segunda-feira, três locais do interior vacinaram um total de 140 idosos. 

Por volta das 7h desta terça-feira, cerca de 50 idosos formavam filas em frente da UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi. João Lopes dos Santos, com 84 anos e faltando poucos dias para fazer 85, tinha sido o primeiro na fila do mesmo posto de saúde no dia que começou a vacinação para quem tem 85 anos ou mais. Como ainda não tinha completado a idade, foi embora sem a dose. Incansável na espera, nesta manhã ele era, mais uma vez, o primeiro da fila e garantiu o lugar chegando às 4h. Hoje, ele foi para casa com a carteirinha de vacinação atualizada. 

- Eu confundi na idade, quis ficar velho antes da hora, mas hoje dá certo - brincou o idoso. 

Sentado em uma cadeira de praia, usando máscara e de bengala na mão, ele disse que tem muita paciência e não se importa em esperar. Consciente do momento, relembra os cuidados: 

 - Mesmo depois da vacina vou continuar como agora, usando máscara e cuidando o distanciamento social. Se todos fizerem assim, tá tudo certo. 

Apesar de seu João chegar ás 4h, antes mesmo da 9h o posto já não registrava fila e tinha mais de 100 doses sobrando. 

No campus da UFSM, a fila de veículos começava ao lado do prédio da reitoria, onde foi a vacinação, chegava até próximo do Hospital Veterinário, com quase 200 carros cerca de 15 minutos antes do começo. O primeiro da fila chegou às 19h. Foi o consultor de vendas Elton Roberto Cirolini, de 52 anos, que quis garantir a dose para a mãe Genita Cirolini, de 80 anos. Ele passou a noite no carro, estacionado em frente à Reitoria, sem dormir por conta dos mosquitos. 

- Faz parte, isso aí a gente tira de letra - disse.

Genita chegou apenas pela manhã. Ela aguardava tranquilamente, já que sabia que receberia uma das doses.

- Passei o ano inteiro em casa. Não tenho saído. Quem faz as coisas, as compras, é ele. Mas mesmo depois da vacina, vou ainda continuar em casa. Não sei até quando - comentou a idosa.


No Bairro Itararé, a vacinação ocorria no Centro 21 de Abril. Os idosos podiam sentar em cadeiras dispostas no salão e em um hall na entrada.

Diferente da Praça, a fila não envolvia distância do local de vacinação. Quem chegou às 9h já era chamado para o cadastro e aguardava a aplicação.

Ainda que o movimento tenha sido mais tranquilo, muitos idosos ficavam próximos uns dos outros na espera, o que gerou pequenas aglomerações.Na Praça Saldanha Marinho, a fila também começou a ser formada cedo. Mesmo após uma hora do começo da vacinação, centenas de pessoas aguardavam na Praça pela sua vez.

Moradores da Região Oeste podiam se vacinar no Centro Comunitário Tancredo Neves. Com 400 doses disponíveis, o local aplicou 290 até o final da manhã.

PRÓXIMA DOSE
Os primeiros idosos que tomaram vacina em 11 de fevereiro, o grupo a partir dos 85 anos, estão com a segunda dose marcada para o dia 11 de março. Esse grupo foi vacinado com CoronaVac. Já os idosos que estão tomando vacina ontem receberam o imunizante de Oxford e terão a dose reforço daqui a três meses, em junho. O período entre uma dose e outra varia conforme as instruções do fabricante do produto, que são observadas pelos órgãos de saúde.

Até agora, a prefeitura não divulgou o número total de idosos vacinados desde o início da campanha. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190