imunização

VÍDEO: vacinação já chega a pessoas com 30 anos em cidades da região

Municípios da região estão com calendário de vacinação mais avançado do que o cronograma do governo do Estado

18.357
Foto: Foto: Prefeitura de Pinhal Grande


Foto: Prefeitura de Cruz Alta

Cidades da Região Central avançam a passos largos na campanha de vacinação contra a Covid-19 e já imunizam grupos etários de forma mais adiantada do que prevê o calendário do governo do Estado. Pinhal Grande e Vila Nova do Sul imunizam, nesta semana, pessoas na faixa dos 30 anos. De acordo com o planejamento do Piratini, esse grupo receberia a primeira dose apenas na segunda quinzena de agosto. Outros municípios, como Cruz Alta e Itacurubi, já chegaram na faixa dos 35 anos - segundo o Estado, a previsão é que esse grupo seja vacinado apenas no início de agosto. O plano do governo estadual é vacinar até 20 de setembro toda a população gaúcha acima dos 18 anos com pelo menos uma dose (com imunizantes que exijam vacina em duas etapas). 


Município de apenas 4,3 mil habitantes, Pinhal Grande chegou, nesta quarta-feira, na vacinação de pessoas a partir de 30 anos. Estiveram disponíveis 130 doses e um dos vacinados foi o prefeito Lucas Michelon (Progressistas), de 32 anos. Como as doses não foram suficientes para imunizar toda a população dessa faixa etária, uma nova ação para o público deve ser realizada na próxima semana, assim que chegarem mais vacinas.

Mapa atualiza variações de coronavírus já identificados no Estado

- Temos uma população relativamente pequena, então é fácil de monitorar, saber quantas pessoas têm em cada grupo e organizar as ações. Assim que as doses chegam, no outro dia de manhã já fazemos a aplicação, então é tudo bem rápido. Já vacinamos todos os outros grupos prioritários: professores, comorbidades, caminhoneiros... - explica a secretária de Saúde Dileta Guedes Somavilla. 

Com população pequena, a atenção básica de saúde se mostra eficiente no município. Os moradores são avisados por agentes de saúde sobre as datas de vacinação.

VACINAÇÃO À NOITE
Com 60 mil habitantes, Cruz Alta já conseguiu vacinar cerca de 40% da sua população com, ao menos, uma dose. Nesta quarta-feira, a imunização chegou aos 35 anos no município.

- Nós estamos vacinando, ao mesmo tempo, os trabalhadores das indústrias e avançando nas faixas etárias. Essa estratégia tem se mostrado muito boa, pois conseguimos avançar rapidamente nesses dois grupos - analisa a secretária de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen.

De acordo com Daura, o que também tem contribuído para os bons índices de imunização é a busca ativa feita pelos agentes de saúde da Estratégias de Saúde da Família (ESFs), que avisam as pessoas por telefone e também visitam as casas. Além disso, também são feitas ações ampliadas até as 19h e aos finais de semana, horários em que a prefeitura tem notado grande fluxo de pessoas, principalmente trabalhadores. 


Foto: Prefeitura de Itacurubi 

AVANÇO DA VACINAÇÃO
Santana da Boa Vista vacina 31 anos nesta semana, e Restinga Sêca, a partir dos 33 anos. Pelo menos outras cinco cidades da região chegam na vacinação de pessoas na faixa dos 35 anos. Quevedos vacina essa faixa etária nesta quinta-feira. Tupanciretã também fará a aplicação para quem tem a partir desta idade nesta quinta-feira, em ação que acontece na Casa de Cultura. No mesmo dia, também tem ação em Paraíso do Sul para esse público. No município, é necessário fazer agendamento prévio por telefone.

Itacurubi e  Lavras do Sul vacinaram a população com mais de 35 anos nesta quarta. 

- Como a cidade é pequena, é fácil de avisar as pessoas, todo mundo fica sabendo. E a adesão tem sido bem grande. Com a chegada de mais vacinas, está sendo possível diminuir as idades mais rápido - conta o prefeito Gelso Soares (PDT), que tem 35 anos e se vacinou nesta quarta-feira. 

Itacurubi já tem 46% da população vacinada, ao menos, com uma dose. Como a vacinação está bem avançada no município, conforme o prefeito, pessoas de outras cidades tentam se imunizar em Itacurubi. Por isso, a prefeitura está cobrando a apresentação de cartão SUS ou título de eleitor para comprovar que a pessoa é moradora. 

PREVISÃO
Entre as 39 cidades da região de cobertura do Diário, todas já conseguiram baixar a faixa etária de vacinação, pelo menos, até os 50 anos, o que vai de encontro com a previsão do governo do Estado. A estimativa do Piratini espera que toda a população entre 45 e 59 anos receba uma dose da vacina até o dia 15 deste mês. 

PROJEÇÃO DE 1ª DOSE NO RS

  • 22 a 30 de junho: 59 aos 50 anos 
  • 1º a 15 de julho: 49 aos 45 anos 
  • 16 a 31 de julho: 44 aos 40 anos 
  • 1º a 15 de agosto: 39 aos 35 anos 
  • 16 a 31 de agosto: 34 aos 28 anos 
  • 1º a 20 de setembro: 27 aos 18 anos 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190