combate à covid-19

VÍDEO: RS começa a vacinar idosos a partir de 85 anos na próxima semana

Entre sábado e domingo, Estado vai receber mais 193,2 mil doses de CoronaVac

18.294

Foto: Renan Mattos (Diário) 

Com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19 no Estado neste final de semana, a expectativa é começar, já na semana que vem, a vacinação de idosos acima de 85 anos de idade em todo o Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo governador, Eduardo Leite (PSDB), e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. 

Vacinação contra a Covid-19 segue com trabalhadores da Atenção Especializada

Neste final de semana, 193,2 mil doses de CoronaVac vão chegar ao Estado e serão repassadas em sua totalidade, sem reservas. O governo afirmou que ainda não sabe se as doses serão enviadas no sábado ou no domingo. Assim que chegarem ao Rio Grande do Sul, serão encaminhadas para os municípios. Segundo o governador, parte das doses serão usadas em profissionais de saúde, estimando o alcance de cerca 78% dos trabalhadores da saúde gaúchos. A outra parte - 147 mil doses - será usada para começar a vacinar os gaúchos idosos acima de 85 anos. O quantitativo é suficiente para imunizar cerca de 43% desse grupo, disse o governo. Os primeiros idosos a serem imunizados no Estado são os que moram em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). 


ORGANIZAÇÃO DA CAMPANHA 
Ainda no vídeo de anúncio da vacinação, a secretária disse que cabe a cada município organizar como será feita a vacinação dos primeiros idosos a partir da próxima semana. Ela disse que pode ser em unidades de saúde, por meio de teleagendamento, ou até mesmo por drive-thru, de acordo com a estratégia de cada cidade. A recomendação da SES é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação.

Leia outras notícias sobre vacinação 

- Certamente, os municípios têm esse papel importante de organização da campanha no seu território, pois são cerca de 147 mil para essa população. É fundamental que o município faça esse planejamento, porque estamos ampliando para uma população que podemos proteger, fazendo pré-cadastro, fazendo agenda, e temos que ter o cuidado de não desperdiçar nenhuma dose. Pode ser por meio de outras plataformas, como teleagendamento ou até mesmo drive-thru, mas sempre lembrando que os municípios devem fazer o registro da vacina, devem informar esse registro nos sistemas oficiais e não esqueçam de fazer o registro no formulário que nós criamos, que atualizem permanentemente - disse Arita. 

O governador sinalizou a possibilidade de um número maior de doses ser encaminhado ao litoral, visto que muitos idosos têm passado o distanciamento social em cidades de praia, mas ainda não há definição de número de doses por região ou município.

PLANEJAMENTO LOCAL
A prefeitura de Santa Maria já tem um plano para começar a vacinação. Como o número de doses que a cidade vai receber ainda não foi calculado pelo Estado, as definições ainda podem mudar. A data para o começo da campanha no município depende da chegada do material, que pode acontecer a partir de segunda-feira. 

Por enquanto, a vacinação deve ocorrer nos idosos em uma ação piloto descentralizada em unidades de saúde, para evitar aglomerações. Depois de definido o número de doses, a prefeitura deve informar o número de unidades em cada unidade, que deverá vacinar por ordem de chegada. Santa Maria tem uma população estimada de 7.871 pessoas acima de 80 anos, conforme a prefeitura. 

QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE
A prefeitura de Santa Maria deve comunicar, ainda nesta sexta-feira, o número de pessoas vacinadas na cidade. Até agora, o Estado já vacinou quase 215 mil pessoas, sendo 6.167 em Santa Maria. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190