pandemia

VÍDEO: por falta de profissionais, Santa Casa de São Gabriel fecha UTI Covid

Dois médicos alegaram 'falta de segurança' e pediram para serem retirados da escala de plantonistas. Pacientes foram transferidos para a UTI Geral

18.355


Foto: Divulgação
Fachada da Santa Casa de São Gabriel

A Santa Casa de São Gabriel fechou temporariamente a UTI Covid-19. A medida foi tomada no último sábado por conta da falta de médicos. Em ofício enviado para a delegada da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em 12 de junho, a Santa Casa comunicou que recebeu, no meio da semana passada, o pedido de dois médicos que manifestaram a intenção de parar de atuar como plantonistas. Conforme o documento, a escala contava com cinco profissionais e restaram apenas três, o que inviabilizou o funcionamento da unidade. Os médicos alegaram falta de segurança para desempenhar as atividades.


Pela primeira vez, Santa Maria registra casos e óbito de humanos com leishmaniose

No ofício, a Santa Casa também informou que realizou tratativas com médicos do corpo clínico e do município para recompor a escala, além da tentativa de contratação de profissionais com três empresas gaúchas da área, mas não obteve sucesso.

FALTA DE SEGURANÇA

A motivação para o pedido de demissão dos profissionais, conforme o documento, foi a falta de segurança para o desempenho das atividades de toda a equipe multidisciplinar da instituição, o que teria desestimulado os profissionais "diante dos fatos que estão sendo amplamente divulgados em redes sociais, mídias digital e imprensa local".

Por meio da assessoria de imprensa, a administração da Santa Casa informou que vai nomear um novo diretor técnico para a UTI Covid e que somente iria se pronunciar após a nomeação.

Confirmadas mais 10 mortes em decorrência de Covid-19 em Santa Maria

O fechamento temporário da UTI Covid se deu por conta da falta de mão de obra médica. Conforme o ofício, a decisão foi tomada em conjunto com o coordenador médico da UTI Covid, dr. Luiz Carlos Nunes, e do coordenador médico da UTI Geral, dr. Guilherme da Silva Oliveira.

ATENDIMENTO DE PACIENTES
Os pacientes que estavam na UTI Covid foram transferidos para atendimento na UTI Geral. No documento enviado à 10ª CRS, a Santa Casa garantiu que foram respeitados os protocolos de isolamento.

Até então, a Santa Casa contava com 20 leitos de UTI - 10 de UTI geral e 10 da ala Covid, que ficavam em andares diferentes. Anteriormente, dois médicos atuavam por turno, um em cada ala. Agora, após a transferência dos pacientes para a mesma ala, apenas um médico é responsável por todos os pacientes. Entretanto, conforme a assessoria da Santa Casa, as equipes de Enfermagem seguem distintas para pacientes da UTI Geral e pacientes com Covid.

De acordo com a Santa Casa, a capacidade de atendimento diminuiu, mas ainda não é possível precisar o limite de internações na unidade. No painel de monitoramento de leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda constam os 20 leitos para a instituição. Destes, 15 (73,7%) estão ocupados. Destes, oito pacientes estão com Covid-19. Todos os leitos são do Sistema Único de Saúde (SUS).

SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO
A prefeitura de São Gabriel informou que monitora a situação com preocupação. Segundo o município, alguns médicos pediram demissão em função do clima adverso entre os profissionais do hospital, que divergem sobre assuntos como tratamentos alternativos para a Covid-19. A discussão teria se tornado pública por meio das redes sociais. Com as demissões, o funcionamento da UTI Covid foi inviabilizado e os pacientes foram transferidos internamente para a UTI Geral.

A reportagem do Diário entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) por e-mail mas ainda não obteve resposta.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190