pandemia

VÍDEO: Observatório de Dados da Covid-19 da UFSM completa 1 ano

Dados auxiliam na avaliação do cenário da pandemia e tomada de decisões

Criado em abril de 2020, quando o primeiro caso de coronavírus em Santa Maria ainda tinha menos de um mês desde a confirmação, o Observatório de Dados da Covid-19 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) completou um ano no dia 3. No período, as leves melhoras e os agravamentos da pandemia em diferentes momentos foram mensurados em números que auxiliam no monitoramento e planejamento da saúde pública no combate à pandemia.


O que muda nas regras de restaurantes e comércio a partir deste sábado

O portal é hospedado no próprio site da UFSM. Ele reúne informações diárias referente a casos confirmados de coronavírus, óbitos e internações. As atualizações têm números relativos a Santa Maria e outras cidades que tem campi da UFSM - Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Além disso, há gráficos do Rio Grande do Sul e do Brasil.

A iniciativa surgiu através de uma proposição do Ministério Público Federal (MPF) de Campinas para que cientistas brasileiros colaborassem para o conhecimento sobre o vírus e qualificação de políticas públicas.

O responsável por atualizar cada número da página é o professor Luis Felipe Dias Lopes. Ele é do departamento de Ciências Administrativas da UFSM e assumiu a coordenação do observatório logo após o começo das atividades. Desde então, a atualização dos dados é parte viva da sua rotina.

- Eu acordo, faço um café e já atualizo. Antes, se eu não conseguir até 20h30min, eu atualizo pela manhã. Sempre tento deixar em dia - conta.

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima semana

Junto de Lopes, uma equipe de professores e bolsistas atualiza as informações e acompanha discussões em saúde relacionadas com a pandemia. Enfrentar os números da pandemia é uma tarefa árdua, mesmo para quem gosta de estatística, já que os algorismos representam vidas.

- Os números foram surgindo ao longo do tempo. Antes, nós contávamos um caso, dois casos. Lidar com o número, o nome da pessoa que está ali, é bem complicado - desabafa Lopes.

PROJEÇÃO
Uma das funcionalidades do Observatório é o simulador. Ele permite projetar a propagação da Covid-19 em casos, óbitos e internações. Basta acessar o site e preencher as lacunas com dados da cidade que se pretende analisar.

COMO USAR O SIMULADOR

  • Susceptível _ Preencher com o número relativo à metade da população da cidade
  • Óbitos, Pacientes internados e Infectados _ Preencher com dados do boletim epidemiológico da cidade
  • Contatos por dia por infectado _ Este número varia por localidade, pode ser preenchido por "2"
  • Clicar em "Simulate" _ Um gráfico vai ser gerado com dados projetos para os próximos 365 dias

MÉDIA MÓVEL
Um termo que aderiu ao noticiário durante a pandemia foi a chamada "média móvel". É o indicador que mostra quantos casos confirmados ou mortes se tem em por dia em um período de tempo. O observatório atualiza a média diariamente com uma base de dados pessoal do professor Luis Felipe Lopes.

- A média móvel é para avaliação. Os dados não são estáticos, são dinâmicos e atualizados para trás - explica ao se referir ao registro de casos de coronavírus, registrados depois do diagnóstico.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190