tutorial

VÍDEO: o que fazer se perder a carteira de vacinação?

Veja como conseguir novo comprovante, baixar o aplicativo ConecteSUS e ainda como comprovar imunização com vacina de teste da Clover

Leonardo Catto
Foto: Foto: Anselmo Cunha (Arquivo/Diário)

Foto: Anselmo Cunha (Arquivo/Diário)

Muitas coisas podem acontecer no intervalo entre duas doses de vacina da Covid-19, inclusive alguém perder a carteirinha de vacinação, que é essencial levar na hora de tomar o imunizante. Mas a perda dela não deve impedir ninguém de ir tomar a segunda dose e ficar protegido, já que as vacinas têm toda a eficácia após as duas doses (dos imunizantes que são aplicados em duas etapas). A partir do dia 17, comprovar que tomou uma ou duas doses do imunizante passa a ser obrigatório para ingressar em estádios, eventos, shows, casas noturnas, cinema, teatro, parques temáticos e outros lugares, como determinam os decretos estadual e regional. 


Então, para quem não sabe onde colocou a carteirinha de vacinação, veja o que fazer:

  1. Se você perdeu antes do dia da segunda dose, telefone para o (55) 3921-7154. Profissionais da equipe da secretaria de saúde vão confirmar alguns dados e localizar o lote do imunizante e a data da segunda dose para que consiga tomar a vacina na data marcada.
  2. Chegou o dia de tomar vacina ou foi para a fila sem carteirinha? Procure um dos profissionais da ação onde você está. Eles são orientados a buscar as informações da segunda dose e podem fazer uma nova carteirinha de vacinação.

NA PALMA DA MÃO
O ConecteSUS dispõe as informações do Sistema Único de Saúde e pode ser acessado em três sessões diferentes - cidadão, profissional e gestor. É possível acessar, além do computador, no celular. Basta baixar o aplicativo na versão Android ou iOS.

1. BAIXAR O APP


2. LOGAR
A primeira tela vai solicitar o login .gov, que é acessado com o CPF e uma senha. Caso você não tenha a senha ainda, pode criá-la com um e-mail


3. ACESSO
Depois de logado, surge uma tela parecida, mas agora você tem acesso a dados individuais

4. COMPROVANTE
Na área "Vacinas", há o comprovante de aplicação das doses contra a Covid-19



TESTES CLÍNICOS
Quem se vacinou com imunizantes ainda em testes não tem comprovante de vacinação. Participantes do estudo da AstraZeneca só receberam a certificação depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina emergencialmente.

Em Santa Maria, a vacina da Clover também é testada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Todos que receberam a vacina no estudo devem entrar em contato com a equipe da pesquisa e podem receber um certificado. Entretanto, enquanto ainda não houver o registro da Anvisa, o comprovante ainda não é oficial. É esperado que a liberação pela agência venha ainda em outubro.

- A vacina mostrou eficácia. Até a Anvisa liberar, é oficioso, porque ainda é considerado experimental. Agora, os dados estão aí. Inclusive melhor que muitas vacinas vigentes - comenta o coordenador do estudo, Alexandre Schwarzbold.

O mesmo vale para quem tomou placebo no estudo. Depois da aprovação pela Anvisa, o grupo recebe a vacina e o certificado.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190