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VÍDEO: 'não existe alimento milagroso que evite ou trate a Covid-19', alerta nutricionista

Especialista dá dicas de como fortalecer a imunidade e explica quais cuidados devemos ter quando chegamos do supermercado

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Foto: Foto: Charles Guerra (Arquivo/Diário)


Foto: Charles Guerra (Arquivo/Diário)

Se você é uma dessas pessoas que já recebeu alguma notícia relacionada à alimentação e ao novo coronavírus, essa notícia é para você: apesar do que dizem as fake News, conservar hábitos saudáveis e manter uma dieta balanceada é sempre o melhor remédio para fortalecer o organismo.

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O alerta é da nutricionista e mestre em endocrinologia, Maristela Resch: 

- Alguns alimentos, em conjunto com uma dieta equilibrada, podem ajudar a aumentar a imunidade e nos proteger contra invasores e, assim, nos prevenir de doenças infecciosas. Mas, Não existe alimento, nutriente isolado ou suplemento milagroso que evite ou trate a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a especialista, existem alguns alimentos e suplementos que podem auxiliar no aumento da imunidade. As vitaminas e os minerais também podem ser suplementados em caso de deficiência, mas, conforme Maristela, é importante lembrar que os alimentos in natura e a aquisição de bons hábitos são a melhor forma de manter a saúde em dia e a imunidade alta.

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- O uso de suplementação deve ser feito somente em casos de deficiência e exclusivamente sob orientação do nutricionista, pois se não houver necessidade pode causar toxicidade e danos à saúde - explica.

São eles:  

  • PROTEÍNAS - carne vermelha e branca, leite, ovos, feijão, soja, ervilha, grão de bico 
  • ZINCO - carnes de todos os tipos, principalmente a vermelha, derivados de animais e frutos do mar
  • MAGNÉSIO - leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras folhosas
  • SELÊNIO - a principal fonte é a castanha do Pará ou do Brasil
  • VITAMINA A - está presente em fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e em vegetais de coloração alaranjada, como mamão, manga e cenoura
  • VITAMINA C - frutas cítricas - laranja, bergamota, maracujá, limão, abacaxi...
  • COMPLEXO B - carnes, ovos, leite e derivados, cereais, grãos e alguns vegetais de folhas verdes (Lembrando que a vitamina B12 é encontrada apenas nos alimentos de origem animal, e, portanto, os veganos precisam suplementar, sempre com orientação de um nutricionista)

Suplementos

  • ÔMEGA 3 - encontrado em peixes como sardinha, salmão e arenque. Também encontrado em cápsulas, na forma de suplemento
  • PROBIÓTICOS - são micro-organismos que colonizam nosso intestino e promovem diferentes benefícios. Alimentos que contém probióticos - iogurtes e leites fermentados. Também são encontrados em sachês e cápsulas
  • PREBIÓTICOS - estes servem de alimento para os micro-organismos que integram a microbiota (os probióticos). Estão presentes no alho, no tomate, na banana, na cebola e em cereais integrais como a aveia, a cevada e o trigo. Também são encontrados em sachês e cápsulas.


Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)

E A VOLTA DO SUPERMERCADO? 

Além das ações já preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), outra medida importante que devemos adotar é redobrar o cuidado com os alimentos e embalagens ao chegar do supermercado. Por isso, fique atento a essas dicas:  

  • Higienizar as mãos com álcool gel 70% - que tem por finalidade reduzir a carga microbiana das mãos, podendo substituir pela higienização com água e sabão 
  • Limpar bancadas onde os alimentos serão manipulados com água e sabão e/ou álcool 70%
  • Lavar as frutas e as verduras antes de guardar na geladeira ou fruteira em água potável corrente e colocar de molho por 15 minutos em solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária
  • Lavar latas e caixas de alimentos com água e sabão antes de guardar no armário
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumir


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