covid-19

Vídeo mostra problemas de ventilação e distanciamento em ambulatório do Husm

Hospital diz que informação não procede e que todas as medidas para prevenir a Covid-19 são tomadas

18.398

Foto: Reprodução
Vídeo teria sido gravado por volta das 8h20min desta quarta-feira

Um vídeo do ambulatório A do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), gravado pela familiar de uma paciente que estaria no local na manhã desta quarta-feira, mostra as janelas do ambiente fechadas. Na imagem, aparecem cerca de 20 pessoas aguardando consulta, sentadas lado a lado em um corredor. A acompanhante preferiu não ser identificada. O hospital nega a informação (veja mais abaixo). 

Abates em frigorífico de Santa Maria devem ser retomados nesta quinta-feira

Segundo ela, quando chegou, por volta das 8h20min desta quarta-feira, nenhuma das janelas estavam abertas. Ela relatou ainda que havia vários pacientes oncológicos, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, e que muitos deles eram idosos. Os próprios pacientes e acompanhantes tentaram abrir as janelas, mas algumas estavam quebradas. Ela contatou o Diário e questionou se as janelas deveriam ficar fechadas por causa de medidas de prevenção da Covid-19. Veja o vídeo enviado para a reportagem do Diário: 


A mulher ainda contou que no ambulatório não havia nenhum aviso proibindo que os pacientes sentassem lado a lado. Esta seria uma das medidas necessárias para o cumprimento dos protocolos de distanciamento entre pessoas recomentado pelos órgãos de saúde.     

Conforme nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberada em agosto deste ano, entre as orientações para áreas ou setores do serviço de saúde estão a manutenção dos ambientes ventilados, com janelas abertas ou exaustão. O documento também recomenda distância de um metro entre as pessoas, disponibilização de material para higiene das mãos e exigência do uso de máscara. 

Com morte em Nova Esperança do Sul, todas cidades da região já têm casos de Covid-19

O QUE DIZ O HUSM
Segundo a assessoria de comunicação do Husm, a informação não está certa. Ainda conforme o hospital, o corredor está com janelas abertas, proporcionando a ventilação do ambiente. Uma foto do mesmo lugar, tirada por volta de meio-dia desta quarta-feira, mostra as janelas abertas e os pacientes sentados com distanciamento entre eles. 

"A informação não procede. Temos fotos do ambulatório da Ala A com as janelas abertas hoje, por volta do meio-dia. Os pacientes estão entrando sem acompanhante, em número reduzido. O hospital realiza verificação da temperatura corporal, exige uso da máscara e desinfecção das mãos com álcool gel. Todos são orientados a obedecer a ocupação das cadeiras com distanciamento"

Foto: Husm (Divulgação)
Hospital afirma que cumpria todos os protocolos. Foto foi feita por volta do meio-dia


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190