Santa Maria

VÍDEO: Mais de 800 idosos acamados já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Aplicação da segunda dose começou em 17 de março, e prefeitura deve começar nova fase de cadastro em abril

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)
Antônio Fantinel, 82 anos, recebeu a segunda dose do imunizante na manhã desta segunda-feira


Foto: Renan Mattos (Diário)/
Antônio Fantinel, 82 anos, recebeu a segunda dose do imunizante na manhã desta segunda-feira

A primeira fase de cadastro de idosos acamados e acompanhantes para a vacinação contra a Covid-19 - que ocorreu de 10 de fevereiro a 5 de março - reuniu 1.253 solicitações. Até agora, segundo o vacinômetro da prefeitura, 818 idosos e 818 cuidadores foram imunizados com a primeira dose da vacina na cidade, o que representa 1.636 pessoas.

Ocupação de leitos de UTI está em 99,3% em Santa Maria

Cinco equipes da Vigilância em Saúde são responsáveis por fazer a vacinação dos acamados em Santa Maria. As equipes são separadas de acordo com a região administrativa, para otimizar o serviço.

Butantan entrega mais 5 milhões de doses da CoronaVac ao Brasil

- As equipes que estão fazendo as aplicações nas residências cadastradas, fazem a rota de acordo com a divisão por região, conforme o endereço - explica o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas.

Mais de 37 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria

Conforme o Executivo, a aplicação da segunda dose já começou a ser feita, em 17 de março e há ações ocorrendo durante toda a semana. Segundo o painel da prefeitura, 328 acamados e 328 acompanhantes já receberam a segunda dose.

Nesta segunda-feira, a equipe responsável pela ação de vacinação em acamados já estava na rua pela manhã. Por volta das 8h, dois profissionais da área de saúde e um motorista começaram a percorrer a região pré-estabelecida. A partida é do Setor de Imunização, na Rua Tuiuti. Na manhã de segunda, uma das equipes ficou responsável por imunizar 10 acamados e seus cuidadores, no Bairro Camobi.

Na primeira residência, a equipe foi informada que familiares daquela casa haviam testado positivos recentemente para Covid-19. Dessa forma, como estabelece o protocolo, a imunização não pôde ser realizada. A família foi orientada a esperar alguns dias, fazer um novo teste RT-PCR e, então, comunicar ao setor para que os profissionais voltem ao local.

Já na segunda residência, Maria dos Santos Fleck, de 80 anos, que está acamada há quase cinco, e a filha Shirlei Fleck Rigão, foram imunizadas. Em questão de 10 minutos após a entrada na casa, as profissionais realizaram a imunização após conferir os documentos e preencher os formulários. Ambas tomaram a segunda dose da vacina:

- Agora está tudo mais tranquilo. Vamos esperar mais os 20 dias de recomendação, para então estarmos imunizadas. Faz um ano que ela não vê ninguém além de nós, então foram meses angustiantes para todos. Mas, agora, tudo vai ficar bem - disse Shirlei.


Foto: Renan Mattos (Diário)/
A esposa de Antônio, Carmen Chiapinoto Fantinel, 77 anos, também recebeu a segunda dose da vacina

Logo mais adiante, também no Bairro Camobi, Carmen Chiapinoto Fantinel, 77 anos, Antônio Fantinel, 82 anos e a filha deles Andreia Fantinel também foram imunizados. Todos tomaram a segunda dose.

- Não gosto muito de vacina, mas essa é rapidinho. Vai ser para o bem. Estou feliz - resumiu Carmen.

NOVOS CADASTRADOS
Segundo Ribas, a previsão de conclusão do cronograma para os 1.253 cadastros realizados até agora é de duas semanas.

A perspectiva, é que no começo de abril uma nova fase para cadastro seja aberta, para quem não foi contemplado nesse primeiro momento, com critérios diferentes e idade ampliada. Até então, o cadastro era aberto para pessoas com 60 anos ou mais, acamadas (restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias).

* Colaboraram Dandara Flores Aranguiz, Felipe Backes e Maurício Araújo


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190