pandemia

VÍDEO: mais de 5,5 mil doses são aplicadas na população com 50 anos ou mais

No shopping Praça Nova, filha estudante de enfermagem vacinou o pai

Rodrigo Ricordi e Felipe Backes


Foto: Rodrigo Ricordi (Diário)
Na UFSM, aplicação das doses é no formato drive-thru

Santa-marienses com 50 anos ou mais estão aptos a receber a vacina da Covid-19 na manhã desta quinta-feira. A ação de imunização ocorre em 12 locais até o meio-dia (veja abaixo). A procura pelas doses é alta nos principais pontos de vacinação durante a manhã. No Clube Dores, em pouco mais de uma hora, mais de 900 fichas já haviam sido distribuídas. Ao final das ações, 5.673 doses foram aplicadas da 6.420 disponíveis, de acordo com a prefeitura.

Santa Maria tem mais três óbitos por Covid-19

Foto: Arquivo pessoal/Thaís Brutti

No Shopping Praça Nova, um momento especial entre pai e filha marcou a manhã. O motorista Ronaldo Costa Brutti, 50 anos, teve a dose aplicada pela filha Thaís Brutti, 21 anos (foto acima). Os dois combinaram de tentar encontrar uma forma de fazre o encontro acontecer. Ronaldo foi às 5h para garantir a dose, enquanto Thaís que foi escalada para a vacinação de última hora, pediu aos colegas para cuidarem onde estaria o carro do pai.

- Ela chegou pelas 7h e disse em que fila estaria. E demos a sorte de conseguir o encontro. Estava esperando a vacina e fui um momento muito especial, ainda mais com a minha filha junto, aplicando a dose - contou o motorista, que tem outra filha, já enfermeira, Amanda, de 23 anos, que trabalha no Hospital de Caridade.

Thaís conta que foi um momento muito emcionante para ela, já que está atuando nas ações de vacinação e acaba se sensibilizando com a alegria das pessoas.
- Eu já me emociono vacinando pessoas que nem conheço, imagina como me senti vacinando meu pai! Foi um momento muito feliz para nós, da tranquilidade de ter a vacina aplicada. Eu pedi para meus colegas avisarem quando vissem o carro do pai e troquei com outro colega de lugar para poder vacinar ele - festeja a futura enfermeira.

Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Camobi, a fila de carros, às 9h, começava em frente ao Paradão, ao lado da Casa do Estudante. As vacinas são aplicadas no Centro de Eventos. Os primeiros vacinados chegaram ao local ainda de madrugada. Às 5h, a fila chegava ao lado do Planetário.

A faxineira Solange Maria de Oliveira chegou cedo para a vacinação, por volta das 6h. Com a sensação de alívio ela ressaltou a importância da vacinação para que a vidad da população siga em frente da forma como era antes.
- É muito importante estar tomando essa vacina. Todo mundo quer estar perto dos failiares novamente, com saúde e alegria - comentou.

Também na UFSM, Ivelda Russo falou sobre a importância do SUS no combate à pandemia e a viabilidade da vacina para os brasileiros.
- Estou muito feliz e cheia de gratidão por estar podendo tomar essa vacina. Muda tudo, vem a expectativa de um novo momento de vida para todos nós. Só desejo que todos venham se vacinar e terminem com esse preconceito e falsas ideias acerca da vacina. todo mundo deve se vacinar - sugeriu a advogada.

Prefeito recebeu a primeira dose na manhã desta quinta-feira 

Foto: Rodrigo Ricordi (Diário)

Na UBS Wilson Paulo Noal (foto acima), único local com vacinação para pedestres e pessoas em veículos, às 6h, já havia fila de 40 carros e 60 pedestres. Porém, após o início da aplicação das doses o andamento da file apressou a ponto de, em uma hora, mais da metade das doses já haviam sido aplicadas. A babá Sandra Porto avaliou o momento da vacinação como uma esperança de um mundo melhor e a volta da normalidade:


- Tenho a esperança de que todos possam ter esse momento como eu tive agora. Vamos nos libertar de tudo isso que está acontecendo com o povo, vamos voltar ao normal, voltar a ver a família, encontrar os amigos. A vacina para mim é tudo neste momento.  

Confira o cronograma de vacinação para os próximos dias:

Sexta-feira, das 13h às 15h30min (1ª dose)

Para quem

  • Pessoas de 48 anos ou mais vinculadas às ESFs (postos de saúde)

Onde

  • Estratégias Saúde da Família (ESFs) (postos de saúde)
  • UBS Felício Bastos, em Boca do Monte

O que levar

  • Documento com foto e CPF

Sábado, das 8h ao meio-dia (1ª dose)

Para quem

  • Pessoas de 48 anos ou mais

Onde

Para pedestres

  • Clube Dores - 1.200 doses

Para pessoas em veículos

  • UFSM, em Camobi - 1.200 doses
  • Loja Havan - 1.200 doses

O que levar

  • Documento com foto e CPF

DOCUMENTOS


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190