mudanças

VÍDEO: hemocentro passa a atender só por agendamento

Medidas de prevenção foram adotadas pela direção para que número de doações durante o período de quarentena não caia

18.389
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)

Ainda sem saber ao certo quanto deve durar as restrições e recomendações dos órgãos federais, estaduais e municipais em prevenção ao avanço do novo coronavírus, a regra é se resguardar em casa o máximo possível. Com diversos serviços suspensos e atividades paralisadas, o número de doadores no Hemocentro Regional de Santa Maria, que abastece 16 hospitais da Região Central, apresentou uma queda nos últimos dias.  


- No início do mês estávamos com uma média de 30 a 40 doadores por dia. Semana retrasada ainda estávamos com uma média parecida com a do mês de fevereiro, que é férias. Mas quando começaram as restrições em função da Covid-19, aí as doações caíram mesmo - relata Sandra Mara da Silveira, diretora do Hemocentro.

CDM começa receber colchões para acolher pessoas em situação de rua

O cronograma de coletas externas que tinha ações agendadas em hospitais e postos de saúde da região até o final do ano, por enquanto, está suspenso. Com uma leve queda no estoque de alguns tipos sanguíneos, a direção resolveu adotar algumas medidas, na tentativa de evitar o desabastecimento dos hemocomponentes durante o período de quarentena.

Unipampa disponibiliza prédios e servidores da área da saúde para auxiliar no combate ao coronavírus

Desde a última segunda-feira, o Hemocentro tem trabalhado com o agendamento de doações. Funciona assim: a assistente social da instituição fica responsável por atender e fazer as ligações dos voluntários. A partir desta semana, haverá o agendamento (veja, abaixo, como fazer) por grupos, em horários específicos, para evitar aglomerações.

Vacinação deve recomeçar na sexta-feira em Santa Maria

- Estamos entrando em contato com os militares também, para fazer um pré-agendamento para os períodos considerados mais críticos - complementa a diretora.

Além das medidas de higiene e assepsia que já foram tomadas, com o agendamento, só adentram ao Hemocentro três doadores por vez. Após a triagem, eles são encaminhados para lavar as mãos e ficam na sala de espera, em lugares á demarcados pela instituição, para manter a distância mínima recomendada entre pessoas.

É SEGURO?
Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde divulgaram novos critérios para a triagem de doadores de sangue. No entanto, conforme a médica hematologista e hemoterapeuta Alethea Zago, até o momento, não há evidências de que o vírus seja transmitido através da transfusão de sangue.  

- Essa ação é preventiva e as orientações são apenas medidas de precaução. O sangue não vai transmitir a Covid-19 para quem receber ele, é seguro. E nós estamos fazendo o máximo possível para as pessoas que venham até aqui se sintam acolhidas e seguras. As outras doenças não vão deixar de existir e os pacientes vão continuar os tratamentos, por isso vamos continuar precisando de doadores voluntários - ressalta a médica.

De acordo com os novos critérios estabelecidos, por precaução e até mesmo segurança dos profissionais de saúde, quem estiver gripado ou com sintomas de síndrome gripal não deve doar sangue. Os candidatos à doação que tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial positivo para o novo coronavírus só poderá doar depois de 30 dias sem apresentar sintomas, após a completa recuperação.

Quem teve contato com pessoas com casos confirmados da doença também deve aguardar 14 dias para realizar o procedimento. Na dúvida, a recomendação é que o doador faça o contato telefônico com o Hemocentro antes de se deslocar até o local.

- Mesmo a pessoa que estava saudável no momento da doação, se em 14 dias ela desenvolver um sintoma suspeito, a gente pede que nos avise - comenta Alethea.

NOVOS CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

  • Quem chegou de viagem de outros países ou de regiões do país com casos confirmados da Covid-19 tem de aguardar 14 dias sem manifestar sintomas após o retorno para doar
  • Quem apresentou diagnóstico clínico ou laboratorial positivo ao Covid-19 tem de aguardar 30 dias sem manifestar sintomas, após completa recuperação do quadro de infecção
  • Quem teve contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clinico ou laboratorial deve aguardar 14 dias sem manifestar sintomas, após o contato com essas pessoas

HEMOCENTRO REGIONAL DE SANTA MARIA

  • Endereço - Alameda Santiago do Chile, 35
  • Horário de funcionamento - Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. E no terceiro sábado do mês, das 8h ao meio-dia
  • Informações e agendamentos - (55) 3221-5192 ou 3221-5262, ramal 204

O QUE É PRECISO PARA DOAR SANGUE

  • Estar em boas condições de saúde  
  • Levar documento oficial de identidade com foto
  • Ter idade entre 16 e 69 anos. Pessoas com menos de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais e, com mais de 61 anos, não podem doar se for a primeira vez
  • Pesar 50 quilos ou mais
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação

Impedimentos temporários:

  • Gripe ou febre 
  • Gravidez ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses
  • 90 dias após parto normal ou aborto e 180 dias após cesariana
  • Ter feito tatuagem ou acupuntura nos últimos 6 meses
  • Ter tido exposição à situação de risco para a Aids (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)
  • Herpes labial

Impedimentos definitivos:

  • Doença de Chagas ou malária 
  • Hepatite após os 11 anos de idade
  • Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B) e HTLV
  • Uso de drogas injetáveis

Intervalo entre as doações:

  • Mulheres: A cada 90 dias, podem fazer no máximo 3 doações no período de 12 meses 
  • Homens: A cada 60 dias, podem fazer no máximo 4 doações no período de 12 meses


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190