saúde

VÍDEO+FOTOS: trio altera hábitos por 30 dias em 'Desafio Saúde' em Santa Maria

Três mulheres participam da primeira edição da iniciativa desde 4 de junho

Dandara Flores Aranguiz
Foto: Fotos: Renan Mattos

Fotos: Renan Mattos (Diário)

Mudar os hábitos, alterar a rotina e sair da zono de conforto requer não só disposição e força de vontade, mas, também, persistência. Para estimular a qualidade de vida nas pessoas, a Cauzzo Assistencial lançou, em maio, o Desafio Saúde, para inspirar os santa-marienses a mudar o estilo de vida e adotar hábitos mais saudáveis.  

Depois de participarem de um concurso cultural, três pessoas foram selecionadas para receber acompanhamento diário, durante 30 dias, com personal trainers, aulas de pilates, funcional e hit com instrutores especializados, coach alimentar, nutricionista e psicólogo, tudo de forma gratuita. É a primeira edição do projeto.

- A mudança física e emocional das participantes através dos depoimentos inspirou outras pessoas a adotarem a iniciativa, ainda que indiretamente. Ver esses resultados nos motivou como empresa a pensar em realizar outras edições, inclusive com formatos diferentes para poder impactar ainda mais pessoas - afirma Júlia Farenzena, analista de Gestão de Pessoas da Cauzzo.

Semana começa com chuva e deve terminar com geada em Santa Maria

Ao todo, o desafio recebeu 120 inscrições. As selecionadas foram: a operadora financeira Geani de Oliveira Silveira, 44 anos; a costureira Tatiane Pippi Piovesan, 41; e a jovem Naiana Nazário, 29. Desde 4 de junho, de segunda a sábado, o trio tem hora marcada com os profissionais da academia para seguir o cronograma de atividades estabelecido. Ao final do desafio, que termina na quinta-feira, as ganhadoras passarão por uma avaliação dos resultados, que já aparecem fisicamente, mas, principalmente, emocionalmente.

- Foram 30 dias bem intensos, em sentimento, emoção, dor, superação, dúvidas. Foi um desafio pessoal, aqui uma se espelha na outra. Eu precisava de um primeiro impulso e acredito que não há mudança no corpo se não tiver uma mudança de comportamento. Eu tinha muita fadiga, cansaço, e hoje eu sou outra pessoa. Me sinto mais feliz, com mais condicionamento físico, e isso é gratificante - diz Geani.


SUPERAÇÃO

Há oito anos, Naiana descobriu que tinha uma doença rara no pulmão, a hipertensão pulmonar. Por muito tempo, ela apresentou limitações que a impediam de praticar exercícios. Por iniciativa própria, há dois meses ela deu o primeiro passo na mudança e resolveu fazer uma dieta. Ter sido selecionada para o desafio foi o incentivo que ela precisava para consolidar a nova fase.

- Basicamente, eu vivia em cima de uma cama, mas eu sabia que podia mais. Cada dia que passa, eu venço um obstáculo. Pode ser um salto, um pulo, mas eu consigo o que há meses atrás eu não conseguia. Não é fácil sair da zona de conforto, ainda mais com todo mundo dizendo que eu ia passar mal por causa do meu problema de saúde. Ver o resultado na balança é muito satisfatório, mas sair do treino com a certeza de que eu consigo, vale muito mais - aponta Naiana.

FOTOS+VÍDEO: Fundação Cultural de São Sepé tem oficinas de canto, dança e pintura

As dietas frustradas e a desmotivação acompanhavam a rotina de Tatiane. Em março, ela começou a fazer exercícios, mas os resultados não apareceram.

- Eu vi que essa foi minha chance. Imaginava que nunca ia conseguir seguir a dieta, mas ela se tornou fácil. Hoje, consigo não comer doce todos os dias, e isso proporcionou uma mudança bem significativa na minha vida. A ansiedade melhorou, não tem mais pensamentos negativos, é um conjunto de mudanças - relata.

Para seguir com o cronograma de atividades, o grupo conta com a colaboração de três treinadores da academia Kore Personal Training, onde elas recebem aulas e orientações com os profissionais.

- Um fica responsável mais pela parte de treinamento cardiovascular e funcional, outro com mobilidade e flexibilidade, e outro com treino mais de força. Esse suporte fisioterapêutico, nutricional e físico é fundamental - explicou o treinador Régis Dias.

A Nação Verde presenteou o grupo com kits de produtos saudáveis e a Praxis garantiu as roupas esportivas das participantes.

Imagens


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190