covid-19

VÍDEO+FOTOS: 2.886 idosos de 60 anos ou mais recebem primeira dose da vacina

Ação ocorreu até o meio-dia de sábado em 14 pontos na cidade

18.398
Foto: Foto: Thays Ceretta (Diário)


Foto: Thays Ceretta (Diário)
Até as 9h, 230 idosos já haviam sido vacinados no drive-thru no Shopping Praça Nova 

O feriado do Dia do Trabalho começou com doses de esperança. Idosos com 60 anos ou mais começaram a ser vacinados contra a Covid-19 pela manhã deste sábado em Santa Maria. Ao todo, são 5.650 doses disponíveis em 14 locais (veja abaixo), em ação que começou às 8h e segue até o meio-dia. Esta é a última faixa etária do grupo dos idosos a ser imunizada. Para se vacinar, o idoso precisa levar um documento com foto e CPF, o cartão SUS é opcional.


Nova remessa de vacinas de Oxford e CoronaVac chegam ao RS neste fim de semana

Segundo a prefeitura, 2.886 idosos receberam a primeira dose. Diferente das últimas ações, são 14 pontos de vacinação. Um deles é novo: o Colégio Marista Santa Marta. O secretário de Saúde Guilherme Ribas ressaltou que a mudança visa dar mais acesso à população:

Fiocruz entrega 6,5 milhões de doses de vacina ao Ministério da Saúde

- Para contemplar o maior número de idosos possível, nós nos organizamos e conversamos com as equipes, que classificou os locais por áreas administrativas, para melhor acesso à população. A Escola Marista Santa Marta é um ponto novo, mas é bom ficar atento para não se confundir com o Colégio Marista do Centro, que não vai ter ação.

Vacinação de pessoas com comorbidades deve iniciar na próxima semana em Santa Maria

No drive-thru do Shopping Praça Nova, onde 850 doses estão disponíveis, seis ilhas de vacinação, com 12 vacinadores e apoio de 17 estudantes voluntários. Além disso, mais de 800 quilos de alimentos foram doados para a campanha Vacinação Solidária. 

O primeiro da fila chegou às 18h de sexta-feira e passou a noite no local. O estudante Alisson Cavalheiro conseguiu estacionar o carro na primeira vaga para garantir a dose para o seu pai Edelar Cavalheiro, 61 anos. O comerciante chegou depois, às 4h e conta que estava muito ansioso por este momento. 

- Eu estava contando as horas e os dias para me vacinar e agora chegou o momento, vale a pena a espera toda. É a dose da esperança, é a esperança que todo o ser humano está correndo atrás, é uma vitória para a vida da gente. Eu tive Hepatite C, me currei, mas fiquei com sequela, então, tinha muito medo de pegar o coronavírus. Hoje, a primeira dose é uma vitória muito grande pra mim - disse o comerciante que garante continuar se cuidando mesmo depois de tomar a segunda dose. 

Foto: Fabiano Marques (Diário)
Edelar voltou para casa faceiro depois de receber a imunização 

Depois que as doses saem do Setor de Imunização que fica na rua Tuiuti e chegam nos locais onde não tem sala de vacina, a organização do material e da logística é essencial e rápida.

A enfermeira Ingrid Belmonte da Rosa, orientou o grupo antes de dar início ao cadastramento. Perguntas como a data de nascimento, se tem sintomas e se tomou alguma vacina antes são necessárias para receber a imunização contra a COVID-19.

- Perguntem duas vezes se for necessário, confiram todos os dados antes do cadastro. Depois de pronto, a pessoa a assina e vocês podem preencher a carteirinha. Essas são perguntas importantes que fazem toda a diferença antes de receber ou não a dose - afirmou a enfermeira.

Pelos corredores, entre um carro e outro, o grupo de voluntários da área da saúde deram início ao cadastramento por volta das 7h. 

As amigas Roseli Martins, 60 anos, e Leoni Busatto, 60, se conheceram no Ensino Fundamental, em Itaqui, há 50 anos. Roseli mora há 43 anos em Santa Maria e mantinha contato pelas redes sociais com a amiga que também está morando na mesa cidade, mas que se viram apenas três vezes nos últimos anos. As duas se reencontraram para se vacinar e, juntas, desde às 4h da madrugada, tentaram colocar o papo em dia aguardando pela vacina no estacionamento do Shopping Praça Nova. 

- Eu estava muito ansiosa pela vacina, não que a gente vai relaxar agora, mas é uma barreira a mais anti Covid, significa ter mais tranquilidade para viver o dia a dia. Hoje foi um dia bem significativo e bem importante. É uma comemoração, eu e a Leoni conversávamos mais nas redes sociais. Dai quando eu vi que saiu a data eu falei pra ela: chegou a vez da gente se vacinar, como tu vai vamos juntas? contou Roseli. 

O dia 1º de maio de 2021 vai ficar marcado na memória, além de tudo isso, as amigas completaram 60 anos no mês de abril, com 10 dias de diferença. 

- Eu estava com muita vontade de fazer a vacina. Foi um dia muito especial, ainda mais que vim me imunizar com a minha amiga de infância, não vi o tempo passar de tanta coisa que a gente tinha pra conversar, quando eu vi estava clareando o dia. Agora, estar vacinada é uma sobrevida - disse Leoni contente.


Foto: Fabiano Marques (Diário)
As amigas Roseli (de vermelho) e Leoni se reencontraram após 40 anos para se vacinar

Pela primeira vez, a Campanha de Vacinação ocorreu em 14 locais da cidade e o Colégio Marista Santa Marta foi o novo local escolhido. Depois de uma hora do início da ação, o movimento era tranquilo, quem chegava nem precisava aguardar na fila. Arnilda Santos da Silva, 60, viveu momentos delicados há pouco tempo com os familiares que contraíram a doença é por isso que ela sabe da importância de receber a imunização.

- O sentimento de estar vacinada é maravilhoso, é mais uma segurança. Ainda mais que eu tive uma irmã que ficou internada, foi bem difícil teve falta de ar ficou no oxigênio, ainda bem que ela voltou para casa. A filha que está grávida também pegou, o marido e eu ajudei a cuidar de todos, não tive nada ainda bem - revelou Arnilda que não escondia o bom humor, a fé por dias melhores e a expectativa por esse momento.  

Mesmo sendo feriado do Dia do Trabalhador, o motorista Mauro Renato Gonçalves de Oliveira, 60, reservou uns minutos durante o trabalho para receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

- Só desci do caminhão para fazer a vacina, mesmo trabalhando eu vim me imunizar e deu tudo certo. Está tudo bem organizado, foi bem rápido.  A doença está ai e levando muita gente nova e gente velha - ponderou.

Foto: Rodrigo Nenê (Diário)

Na Unidade Básica de Saúde Kenedy o movimento foi intenso desde as primeiras horas da manhã de sábado. Muitas pessoas levaram cadeiras para aguardarem na fila

A VACINA

Estão sendo utilizadas doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzidas na Fiocruz, no Rio de Janeiro. A 2ª dose deve ser aplicada daqui 3 meses, no dia 29 de julho. A remessa, de 8,4 mil vacinas, chegou na tarde desta sexta-feira ao município. Do total da remessa, 3.495 doses são para a primeira dose de idosos de 60 anos ou mais. As demais, nesta ação, são sobras de vacinações anteriores. Na terça, foram aplicadas apenas 3,1 mil das 5.050 doses disponíveis para idosos com 61 anos ou mais. 

VACINAÇÃO DE IDOSOS 60 ANOS OU MAIS - 1ª dose (das 8h ao meio-dia)

Drive-thru na UFSM

  • Doses disponíveis: 600

Drive-thru no Shopping Praça Nova

  • Doses disponíveis: 850

UBS Wilson Paulo Noal

  • Doses disponíveis: 450 doses

Escola Marista Santa Marta

  • Doses disponíveis: 300

Clube Dores

  • Doses disponíveis: 850

Associação Comunitária T. Neves

  • Doses disponíveis: 500

Clube 21 de Abril

  • Doses disponíveis: 400

UBS Kennedy

  • Doses disponíveis: 450

UBS Passo das Tropas

  • Doses disponíveis: 150

UBS Floriano Rocha

  • Doses disponíveis: 300

UBS Oneyde de Carvalho

  • Doses disponíveis: 300

UBS São Francisco

  • Doses disponíveis: 150

UBS Vitor Hoffmann

  • Doses disponíveis: 200

Boca do Monte

  • Doses disponíveis: 150

    *Colaborou: Dandara Flores Aranguiz e Thays Ceretta

Imagens


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190