semana dos animais

VÍDEO: crianças da Apae recebem cães em atividade de pet terapia

A ação, que fez parte da Semana dos animais, buscou desenvolver corpo e mente das crianças atendidas pela entidade

Foto: Renan Mattos (Diário)
Eduardo de Oliveira, de 2 anos, brincou com a cachorrinha Salga durante as atividades

Três cachorrinhas divertiram a tarde das crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Maria nesta terça-feira. A ação, que fez parte da Semana dos Animais, buscou desenvolver de forma lúdica corpo e mente das crianças atendidas pela entidade.


Conforme médica veterinária Patrícia Silveira, atividades como caminhar com animais, penteá-los e brincar de jogar a bolinha, estimulam o corpo, e assim funcionam como fisioterapia.

- Essas brincadeiras com os animais são auxiliares a outras terapias que eles já desenvolvem na instituição. Estes circuitos e movimentos são estimulantes para eles - diz.

Patrícia já realizava o trabalho de pet terapia em outros municípios, e a aproximadamente três meses está em Santa Maria. Ela espera tornar este trabalho mais frequente na cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Maria.

Teste com ônibus na contramão chama atenção no centro de Santa Maria

O pequeno Eduardo de Oliveira, de 2 anos, tem problemas nas pernas e brincou com as cachorrinhas Quiara e Salga durante a sessão de Terapia Assistida com Animais (TAA). A mãe dele, Araci Gonçalves de Oliveira, comenta que o menino gosta muito de animais.

- Ele gosta bastante de animais, inclusive cachorros. Ter este momento é importante para o desenvolvimento dele - diz a dona de casa.

TERAPIA COM ANIMAIS
Além de ótimos companheiros, os pets ainda podem ajudar pacientes com os mais diversos problemas de saúde, transtornos ou outras limitações. É a chamada Terapia Assistida com Animais (TAA) ou Pet Terapia, termo mais usado popularmente. São benefícios da TAA a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, além da melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da autoestima. A terapia também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.

*Colaborou Gabriel Marques


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190