avanço da pandemia

VÍDEO: cresce procura por testes para a Covid-19 na rede pública em Santa Maria

Serviço de testagem foi ampliado e população pode procurar por exames em seis locais da cidade

18.389

Foto: Renan Mattos (Diário)/
No Centro de Referência Municipal, horário de atendimento para a população foi ampliado em função da grande demanda nas últimas semanas 

Desde o início do enfrentamento da Covid-19 em todo o território nacional, a principal e uma das primeiras estratégias adotadas pelos gestores públicos foi realizar a testagem da população para poder isolar pacientes positivados e evitar, assim, maior circulação do coronavírus pelas cidades brasileiras. Desde o começo da pandemia, 55.937 testes já foram realizados na rede pública de saúde de Santa Maria, entre testes rápidos e moleculares. Nas últimas semanas, no entanto, a demanda por exames aumentou no município.

Nos nove primeiros dias de março, Santa Maria já registrou 24 mortes por Covid-19

De acordo com dados disponibilizados pela prefeitura, só nos primeiros quatro dias do mês de março, foram feitos 1.744 exames moleculares (RT-PCR). De março a outubro do ano passado, 21.428 testes de RT-PCR foram realizados, contra 22.548 de novembro de 2020 a 4 de março de 2021. Ou seja, só nos últimos quatro meses, a demanda por este tipo de exame foi maior do que nos oito primeiros meses de combate à pandemia.

25 capitais do Brasil estão com ocupação de UTI acima de 80%

- O dia a dia nos mostra que a solicitação da população tem sido maior. A gente vê um inchaço muito grande dos serviços de urgência e emergência, os números mostram esse agravamento do momento. Pensando nisso, a gente quer o quanto antes conseguir identificar o vírus. Só com o diagnóstico precoce, no sentido de tempo oportuno, é que vamos conseguir ganhar tempo, e menos vamos deixar a pessoa exposta - comenta a secretária adjunta de saúde, Ana Paula Seerig.

MPF busca apoio de hospitais militares do RS, incluindo o de Santa Maria

No Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade Franciscana (UFN), que recebe amostras coletadas da UPA, Hospital Regional, Centro de Referência e de um laboratório de análises clínicas da rede particular, a demanda nas últimas quatro semanas teve aumento significativo. Segundo o biomédico Huander Felipe Andreolla, responsável pelo serviço na instituição, de modo geral, cerca de 43% das amostras que chegam até o laboratório dão positivo.

- Nós temos visto um incremento da procura, mas também de casos positivos. Isso mostra que o vírus está circulando. Na rede pública, na última semana, nós aumentamos de 28% para 48% o número de exames que deram positivo, quase duplicamos a quantidade. A rede privada também acompanha a tendência de crescimento na mesma proporção, com 39%. Nós estamos trabalhando em terceiro turno, diariamente, sempre até as 22h, e temos recebido em torno de 250 a 300 amostras por dia - esclarece.

O mesmo ocorre no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde as amostras são processadas. Conforme o farmacêutico Elehu Moura de Oliveira, na última semana foram feitos quase mil exames, um aumento em 20% em relação à média semanal. O número de casos positivos também aumentou: subiu de 25% para 30%.


TESTES PARA DIAGNÓSTICO DA COVID-19 NA REDE PÚBLICA

Testes Rápidos

  • Prefeitura* - 6.720
  • Pesquisa Estadual** - 4.500
  • Pesquisa Nacional** - 741
  • Total - 11.961

(*) Testes rápidos realizados pelo município
(**) Testes rápidos realizados com a população de Santa Maria durante pesquisas 

RT-PCR

  • Lacen - 259
  • Testar RS - 5.293
  • UFN - 9.396
  • UFSM - 25.998
  • Unipampa - 3.030
  • Total - 43.976

TOTAL DE EXAMES REALIZADOS* - 55.937 (*Até 5 de março de 2021. As atualizações são feitas semanalmente)

DEMANDA DE EXAMES RT-PCR NOS ÚLTIMOS MESES

  • Novembro - 4.748 
  • Dezembro - 5.862 
  • Janeiro - 5.859 
  • Fevereiro - 4.333
  • Março - 1.744 (até 4 de março)
  • Total - 22.548

De março a outubro de 2020 - 21.428 (8 meses)
De novembro a 4 de março - 22.548 (4 meses e 4 dias) 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde 


Foto: Renan Mattos (Diário)/

SERVIÇO AMPLIADO

Para dar conta desse aumento, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou os serviços de atendimento à população, que agora conta com seis pontos de coleta de amostras (confira abaixo) de testes moleculares, que são os exames indicados para detectar a presença do vírus no organismo e saber se ele está ativo.

Ruas quase vazias e poucas denúncias: como está a noite em Santa Maria durante a semana

No Centro de Referência Municipal de Covid-19, na Rua Conrado Hoffmann, desde a última segunda-feira, o espaço funciona com horário ampliado: das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 20h. Na quarta-feira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Paulo Noal, em Camobi, passou a ofertar os testes de RT-PCR por livre demanda, para pessoas que apresentarem sintomas respiratórios e gripais. O serviço funcionará nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h.

Idosos com 85 anos ou mais receberão segunda dose de vacina nesta quinta-feira

- Isso que estamos fazendo é para possibilitar o acesso às pessoas que, por vezes, não têm nem como se locomover até o Centro, ou que utilizam o transporte público. O transitar dessas pessoas no ônibus, por exemplo, pode acarretar na disseminação do vírus. Nesse primeiro momento vamos fazer um estudo da demanda para organizar o serviço e para que o usuário não espere muito tempo. Isso evita, por exemplo, da pessoa ir em um serviço de urgência e emergência - explica Ana Paula Seerig, secretária adjunta de saúde.

Na ESF Alto da Boa Vista, a prioridade é para gestantes entre a 37ª e a 39ª semana, tendo sintomas ou não, seguindo uma normativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na Policlínica José Erasmo Crossetti, no Centro, as equipes atendem a população que procura pelo serviço, conforme avaliação médica. As coletas são realizadas, inclusive, no turno estendido, nas quartas-feiras.

- Com esse agravamento da pandemia, estamos focando em oferecer acesso à população no seu território, evitando que essas pessoas transitem e para ter o diagnóstico precoce. Estando em tempo oportuno para coleta, a pessoa vai ser atendida. Estamos capacitando as equipes para poder ampliar o serviço. Na dúvida, busque pelo serviço de saúde, seja ele público ou privado. As pessoas podem ficar despreocupadas que não faltam testes - ressalta.

RESULTADOS

As amostras coletadas na rede pública são encaminhadas para os laboratórios da UFSM, da UFN, da Unipampa e, também, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Este último faz parte de um acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do programa Testar RS.

Conforme a prefeitura, os resultados dos exames levam, em média, de dois a quatro dias para ficarem prontos. Para a verificação dos diagnósticos, as pessoas que realizaram o teste através dos serviços oferecidos pelo município poderão consultar via sistema eletrônico, inserindo os números do CPF e da requisição do exame no site da prefeitura.

COLETA DOMICILIAR

Para pessoas acamadas, idosos com dificuldade de locomoção ou pessoas que não têm condições de ir até um dos serviços que ofereça o teste, o Centro de Referência dispõe da coleta domiciliar, que precisa ser agendada por telefone.

ATRASOS

No Centro de Referência Municipal, atuam cerca de 25 profissionais, entre servidores, estagiários e residentes multiprofissionais. Nos últimos meses, em função da grande demanda de trabalho, a equipe tem enfrentado dificuldade para atualizar, em tempo real, os casos encerrados no sistema. Em função disso, o número de casos recuperados que aparece no boletim da prefeitura está atrasado.

- Não damos conta, às vezes, de fazer toda essa atualização no sistema a tempo de que isso seja demonstrado em termos numéricos. Quando aumenta muito o número de casos ativos, não conseguimos acompanhar na mesma proporção caso a caso, por isso esse delay. Não tem sido muito fácil nossos dias, temos muitos colegas que não tiraram férias e às vezes falta pernas, por isso os números não fecham. Mas o número de recuperados é um pouco maior do que aparece no painel - esclarece Ana Paula.

ONDE FAZER O RT-PCR EM SANTA MARIA

Centro de Referência Municipal da Covid-19

  • Horário - De segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 20h
  • Endereço - Rua Conrado Hoffmann, 277, Bairro Nossa Senhora de Lourdes
  • Como funciona - Mediante agendamento, para quem está no 3º dia de sintomas, pelo telefone (55) 3220-0390. Quem procurar o serviço por livre demanda também é atendido, caso se enquadre nos critérios estabelecidos para coleta

UBS Wilson Paulo Noal

  • Horário - Segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h
  • Endereço - Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi
  • Como funciona - Por livre demanda, para quem está no 3º dia de sintomas

PA do Patronato

  • Horário - 24 horas
  • Endereço - Avenida Jornalista Maurício Sirotski Sobrinho, 70, Bairro Patronato
  • Como funciona - Mediante avaliação médica, para quem está no 3º dia de sintomas

UPA

  • Horário - 24 horas
  • Endereço - Rua Ari Lagranha Domingues, 188 , Bairro Perpétuo Socorro
  • Como funciona - Mediante avaliação médica, para quem está no 3º dia de sintomas

Policlínica Central José Erasmo Crossetti

  • Horário - De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min. Nas quartas-feiras a unidade opera com turno estendido, das 17h às 21h
  • Endereço - Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro
  • Como funciona - Mediante avaliação médica, para quem está no 3º dia de sintomas

ESF Alto da Boa Vista

  • Horário - De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Endereço - Rua 25 De Abril, Junto à Escola Adelmo Simas Genro
  • Como funciona - Os testes são realizados, preferencialmente, em gestantes, também mediante avaliação médica e obedecendo o 3º dia de sintomas, por agendamento, para moradores da região


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190