muito obrigado!

VÍDEO: conheça os voluntários que são essenciais na vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria

Um terço dos profissionais que aplicam as vacinas são acadêmicos, profissionais da saúde aposentados ou professores da área da Saúde

18.355

Vale a pena! Essa é a percepção unânime entre os voluntários que atuam nas ações de vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria. Sem receber por isso, estudantes e professores da área da saúde, profissionais aposentados e demais voluntários desempenham papéis essenciais para que a vacina chegue até o braço dos santa-marienses. São eles que, desde cedo em dias de vacinação, cadastram, organizam e aplicam as doses que podem ajudar o município a superar a pandemia.


Conforme a prefeitura, a secretaria de Saúde conta com 260 voluntários capacitados para atuarem na vacinação, de acordo com a demanda. Na vacinação em idosos acima de 68 anos, na última terça-feira, cerca de 100 voluntários estiveram espalhados pelos pontos de vacinação. Participam acadêmicos de cinco instituições de ensino: Universidade Franciscana, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), SEG e Colégio Politécnico da UFSM. Apesar da maioria ser jovem, há também quem agregue experiência ao time de voluntários. Um exemplo é a enfermeira aposentada Rosenara Berleze Penna, de 58 anos. Na terça, ela atuou na aspiração das doses no drive-thru da UFSM e levou a experiência de quem organizou a imunização de Santa Maria na pandemia da H1N1, há mais de 10 anos, quando atuava como coordenadora no setor de imunização da prefeitura.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Rosenara Berleze Penna, enfermeira aposentada e voluntária na vacinação

- Sempre trabalhei pelo SUS. Então eu acho que tenho esse compromisso com a comunidade de ajudar nesse momento tão difícil - afirma, com um sorriso no rosto.

A também aposentada Ana Lúcia Lang Motta, de 60 anos, auxilia com o conhecimento de quem atuou por 15 anos no setor de imunização do município. Ao lado, de Rosenara, ela atuou no drive-thru da UFSM. Aposentada há dois anos, ela afirma que ainda consegue aprender com os colegas e não se importa em acordar ainda de madrugada para chegar ao local de vacinação ainda cedo.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Ana Lúcia Lang Motta, enfermeira aposentada e voluntária na vacinação

- São tempos difíceis e é a hora da gente se ajudar. Trabalhamos com uma gurizada nova, acadêmicos, é uma troca é super rica - explica.

E essa troca é uma via de mão dupla.

- Eles aprendem a trabalhar em equipe, eles conseguem ver ações de maior porte. A gente faz ações com mais de mil vacinados. Eles tem que ter uma agilidade maior, aprendem a convivência com a equipe, atuando durante uma pandemia. Tudo isso agrega muito na formação deles - explica a docente do Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico Caren da Silva Jacobi, 30 anos, que coordenou o time de voluntários da UFSM.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Caren da Silva Jacobi, voluntária e professora do Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico

No caso da UFSM, os voluntários foram selecionados por um formulário, que foi enviado por e-mail para estudantes dos cursos de Enfermagem. Foram chamados, preferencialmente, estudantes mais próximos da conclusão do curso. Os demais foram direcionados para um banco de dados e podem ser convocados em caso de necessidade. Na UFN, o processo foi parecido, e um grupo de WhatsApp foi criado para coordenar as atividades. Um dos integrantes do grupo é o estudante Felipe Del Fabro, 24 anos, estudante de Enfermagem da UFN, que faz questão de participar de todas as ações de vacinação possíveis.

- Vem do perfil do acadêmico de Enfermagem, desse desejo de estar contribuindo, auxiliando o próximo. A gente se sente renovado. Sai daqui com muitos elogios, agradecimentos. Até brinquei com meu pai, nunca fui tão abençoado. Muitos idosos são vacinados e dizem "Deus te abençoe". Trazem até bombom - relata Del Fabro, que atuou como vacinador no Clube Dores.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Felipe Del Fabro, voluntário e estudante de Enfermagem na UFN

Além disso, participaram da ação outros cerca de 200 servidores, entre profissionais da saúde e cargos comissionados das secretarias de Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social e Casa Civil, em uma ação integrada. Militares do Exército também auxiliam na vacinação, com apoio logístico de organização e montagem de tendas.

Para o secretário de Saúde Guilherme Ribas, o voluntariado faz toda a diferença para o sucesso da imunização contra a Covid-19. A utilização de voluntários não é inédita em campanhas do tipo. No ano passado, por exemplo, voluntários atuaram na aplicação das vacinas da gripe, mesmo que em menor escala.

- O apoio dos voluntários e das instituições de Ensino, sendo uma cidade universitário, mostra o comprometimento dessas instituições com a população de Santa Maria. Também o apoio de outras secretarias, que é essencial, para conseguirmos avançar cada vez mais na vacinação - ressalta Ribas.

Entre os voluntários, há até uma ajuda internacional. A ganesa Zaria Adams, de 26 anos, participou pela primeira vez como voluntária na última terça-feira. Ela chegou ao país em 2017 para cursar Enfermagem na UFSM.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Zaria Adams, nascida em Gana, estudante de Enfermagem da UFSM e voluntária na vacinação

- Eu queria participar, pois estou ajudando e aprendendo também. Estou muito feliz ajudando pessoas. A pandemia atrapalhou todo mundo - conta.

Conforme o Vacinômetro da prefeitura, atualizado na sexta-feira da semana passada, foram aplicadas 43.436 doses de vacina na cidade. Não estão incluídas nessa conta as 4,2 mil vacinas aplicadas na terça-feira e as mais de 5,5 mil desta quinta-feira.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190