estudo

VÍDEO: Começa nesta sexta-feira a 10ª rodada da pesquisa Epicovid em Santa Maria

Na última etapa, a prevalência de pessoas na cidade que já tiveram contato com o vírus ficou em 10,2%

Começa nesta sexta-feira a 10ª rodada da Epicovid19-RS, pesquisa que monitora a prevalência do coronavírus na população gaúcha. A ação acontecerá até domingo, quando 500 participantes serão visitados por 25 pesquisadores. Assim como na etapa anterior, os voluntários farão o teste Elisa-UFRJ de anticorpos. Este método apresenta alta sensibilidade para detectar anticorpos da Covid-19 mesmo em casos mais antigos de infecção.

Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina contra a Covid-19

Além de Santa Maria, participam da pesquisa as cidades de Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana. Na última rodada, realizada no começo de fevereiro, verificou-se que a cada 10 pessoas no Rio Grande do Sul, uma está ou já foi infectada pelo coronavírus. Segundo o governo do Estado, conforme a última pesquisa aplicada, ao menos 1,13 milhão de gaúchos já tiveram contato com a Covid-19. 

Nesta rodada, a pesquisa terá a coordenação das professoras do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Marinel Mór Dall'Agnol e Edi Franciele Ries. Os pesquisadores que vão a campo têm a identificação da pesquisa na caixa térmica. Em caso de dúvidas, a população pode acionar a Guarda Municipal (153), que tem o nome dos voluntários e a placa dos carros que estão participando da iniciativa.

Estado confirma vacinação em órgãos de segurança e idosos acima de 63 anos

RESULTADOS

Este novo teste Elisa-UFRJ consegue verificar se a pessoa teve coronavírus nos últimos 10 meses. Dessa forma, explica Marinel, os testes são para verificar se a pessoa já teve o contato com o vírus, e, por isso, o resultado é divulgado somente 15 dias depois e não na hora da coleta:

- É verificado se a pessoa já tem os anticorpos do coronavírus e não se ela está com o vírus. O teste consegue alcançar se o cidadão já teve contato com a Covid-19 de oito dias para trás, em até 10 meses.

Os resultados são passados por ligações telefônicas após duas semanas. Por isso, é de extrema importância que a pessoa forneça um número atual e correto. Durante a 9ª rodada, ao menos 25% das pessoas não foram localizadas porque os contatos eram errados. 

9ª RODADA

Dos 4.445 testes aplicados no Estado pela 9ª rodada da Epicovid, 443 apontaram positivo. O teste aplicado pelas equipes também acusa contaminações ocorridas em meses anteriores, mesmo com a pessoa já recuperada. A análise dos resultados mostra que a prevalência de Covid-19 no RS é, hoje, cerca de 7,2 vezes maior em comparação com a encontrada no levantamento anterior, realizado há cinco meses. Em setembro, o percentual de infecção era de 1,38%, equivalente a 156,7 mil pessoas. Em Santa Maria, a prevalência de pessoas que já tiveram contato com o vírus ficou em 10,2%.

EPICOVID

A EpiCovid-RS é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir de demanda do governo do Estado. Desde abril de 2020, são trazidos subsídios científicos para contribuir na definição de políticas de enfrentamento da pandemia no Estado. 

Anvisa solicita inclusão de possíveis efeitos colaterais na bula da vacina de Oxford

A Epicovid destaca-se como único estudo sobre novo coronavírus no mundo que realizará dez acompanhamentos, avaliando as pessoas nas residências, das mesmas nove cidades, sendo a pesquisa com maior número de acompanhamentos. 

COMO FUNCIONA A PESQUISA

Em cada município do estudo, a seleção das residências e dos moradores que irão fazer o teste para o coronavírus ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base. Para o exame, os profissionais de saúde coletam amostra de sangue (uma gota) por meio de um pique na ponta do dedo do participante. Além do teste, o participante responde a uma breve entrevista sobre ocorrência de sintomas relacionados à Covid-19, busca por assistência médica, vacinação e rotina das famílias em relação às medidas de distanciamento social.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190