covid-19

VÍDEO: bolsistas da UFSM recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Grupo de alunos protestou contra os critérios usados na elaboração da lista de estudantes aptos a se imunizarem

18.398

Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig, anotou os dados dos alunos que não puderam se vacinar

O primeiro dia de vacinação para alunos bolsistas e estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve polêmica em função dos critérios adotados na seleção dos estudantes aptos a receber a imunização. Foram 300 doses do imunizante da Pfizer disponibilizadas para a ação e cada centro de ensino da UFSM ficou responsável por organizar a lista de alunos que exerciam atividades presenciais na universidade.


Trabalhadores do manejo de resíduos são vacinados em Santa Maria

A vacinação teve início às 8h e terminou às 10h30min, no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), do campus sede, em Camobi. Ainda na primeira hora, alunos que foram impedidos de receber a dose da vacina aguardavam na entrada do prédio e contestavam a forma como a lista foi elaborada. Uma aluna, que preferiu não se identificar, relembrou da vacinação para docentes da instituição que ocorreu em 8 de junho, no Centro de Eventos. Na ocasião, ao final da ação, circulou nas redes sociais que bolsistas poderiam se vacinar.

Exames de mamografia devem ser evitados 30 dias após a vacinação da Covid-19

- Conheço colegas e pessoas de outros cursos que receberam a vacina, sem exercer atividades presenciais, em função da pandemia. O que vemos é que o critério não é mais o mesmo e nos sentimos prejudicados.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig compareceu ao local e ouviu as reclamações dos estudantes. Em conversa com a coordenadora das vacinações que são realizadas na UFSM, Maria Denise Schmidt, ele atendeu aos alunos e anotou os dados de cada um. Após, ele redigiu uma nova lista para contemplá-los na vacinação. 

- Há a urgência da expedição da lista de bolsistas. Como foram feitas apressadamente, houve alguns equívocos e vamos atualizá-las.

Conforme Hillig, os nomes dos alunos bolsistas que estavam fora das listas encaminhadas pelos centros de ensino foram comparados com a listagem da PRAE dos estudantes bolsistas que moram na Casa do Estudante Universitário (CEU). Com isso, a listagem foi atualizada e, alunos bolsistas que moram na casa e não estavam listados foram vacinados. No entanto, os bolsistas que não moram na CEU e não tiveram o nome incluído nesta lista, terão de esperar a próxima ação para se vacinar. 

 A ordem de prioridade dos estudantes foi definida de forma conjunta entre UFSM, prefeitura e Ministério Público.

De acordo com Maria Denise, são cerca de três mil bolsistas presenciais, mas como as doses foram reduzidas, alguns nomes acabaram não sendo selecionados: 

- Vamos tentar contemplar a todos. Alguns estão com as declarações assinadas, mas sem nome na lista. Vamos trabalhar para refazer a lista e esta questão.

Como nem todos das listas compareceram à vacinação, as doses restantes voltaram para o setor de imunizações da Secretária Municipal de Saúdes (SMS).

*Colaborou Gabriel Marques


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190