prevenção

VÍDEO: boates, cinemas e teatros devem fechar as portas em Santa Maria

Novo decreto, que deve ser publicado nesta quarta-feira, estabelece também recomendações para bares e restaurantes

18.398
Foto: Foto: Rafael Favero
Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira

Foto: Rafael Favero
Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira

Um novo decreto com medidas restritivas em função do coronavírus deve ser publicado nesta quarta-feira pela prefeitura de Santa Maria. Após uma reunião durante a manhã na sede do Executivo,entre o chefe da Casa Cívil, Guilherme Cortez, secretários e dirigentes de entidades representativas do comércio e indústria, foi decidido que cinemas, teatros, casas noturnas e playgrounds devem ser fechados durante próximos 15 dias, a contar a partir desta quinta-feira. 

Leia todas as notícias sobre o coronavírus 

Bares e lancherias devem ampliar seus horários de funcionamento para evitar aglomerações. Esses estabelecimentos não serão fechados, por enquanto, porque, no entendimento do poder público, prestam serviço de alimentação, que é considerado essencial. 

- Estamos em contato diariamente com especialistas para tomar as decisões. Alterações podem ocorrer, conforme evoluir a situação do coronavírus - diz Cortez. 

O horário de funcionamento dos shoppings fica definido entre meio-dia e 18h. O Shopping Independência e as lojas do comércio varejista não sofrem restrições neste momento, mas devem intensificar a higienização e são orientados reduzir o número de trabalhadores através de revezamentos, por exemplo. O decreto também deve trazer definições sobre o funcionamento das igrejas. 

- Não tem como negar que há uma redução de 50% no público de clientes. As pessoas estão muito temerosas de sair de casa. O comércio de rua sentiu. Estamos tomando algumas medidas para que o número de funcionários seja reduzido. Já começamos a fazer revezamentos de equipes, justamente porque as demandas estão reduzidas - fala a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marli Rigo, que também é vice-presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento Varejista. 

Os estabelecimentos e empresas que não cumprirem com as determinações e orientações serão punidos conforme o Código de Postura do Município. Participaram da reunião representantes do Sindilojas, Cacism, Sindigêneros, CDL, Sinduscon e Espaço Contábil. 

*Colaborou Rafael Favero 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190