clima natalino

VÍDEO: artistas levam música e alegria a pacientes do Husm

Músicos locais visitaram o hospital nesta segunda-feira

18.389


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Pela segunda vez, o projeto Vozes que Curam, promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e pelo Centro de Comunicação e Voz, coordenado pela fonoaudióloga Carla Viegas, levou alegria e muita música aos pacientes internados na instituição.  


A visita, realizada na tarde desta segunda-feira, foi comandada por artistas locais que emprestaram talento e doaram um pouco do tempo na agenda para levar uma mensagem de carinho e amor neste final de ano.

- Para nós, é gratificante. Vamos sair daqui melhor do que quando chegamos. Muitas pessoas veem o hospital como sendo um lugar ruim, mas é um espaço de redenção. E poder repartir o momento com música, ternura, encanto e alegria, é maravilhoso. Estamos felizes e nos sentido mais realizados do que realizadores - comenta o músico Beto Pires.

Recurso para Hospital Regional garantirá abertura da metade dos leitos previstos

A música se espalhou pelos corredores do hospital logo no hall de entrada. Os músicos passaram, ainda, pelas unidades de internação de clínica cirúrgica, maternidade, nefrologia, oncologia, clínica médica e UTI. Internado há 11 dias devido a uma fratura no pé ocasionada por um acidente de motocicleta, o empresário de Restinga Sêca Edi Cristiano de Mello, 44 anos, gostou da iniciativa:

- Achei muito bacana. Eu estava escutando e não sabia o que era. A gente fica quieto aqui, sem saber o que acontece lá fora.

Não foram só os pacientes que puderam apreciar a magia do canto. Funcionários, médicos, enfermeiros foram surpreendidos com a presença do grupo.

- Eu trabalhei muitos anos em hospital e sei muito bem o que é enfrentar essa rotina e o resultado de trazer essa alegria aqui para dentro através da voz. A palavra faz um bem muito grande quando as usamos de forma assertiva, promovendo a cura no outro, o bem-estar. Quem reparte, multiplica, essa é a matemática de Deus - relata Carla Viegas.

Suposto caso de omissão e preconceito no PA do Patronato deve ser apurado

Para a psicóloga e coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Husm, Taiane Klein, momentos de emoções positivas, como esse, ajudam na cura de várias enfermidades.

- Nessa época do ano é comum ver pacientes e familiares mais sensíveis, justamente por serem datas que lembram momentos de confraternização. Muitos não sabem se vão ter alta ou se vão conseguir estar em casa nas festas e se sentem sozinhos. Quando a música vem para dentro do hospital, muda o clima, é uma alegria que contagia a todos - destaca Taiane.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190