covid-19

VÍDEO: 1.690 profissionais liberais de saúde são vacinados

Imunização começou às 8h na Praça Saldanha Marinho e no Parque da Medianeira

18.297

Fotos: Renan Mattos (Diário)
O enfermeiro Marco Simon (à direita) foi o primeiro a chegar na fila da Saldanha Marinho, por volta das 22h de segunda-feira

ATUALIZADA: matéria atualizada às 11h50min em 23 de fevereiro de 2021

A tão esperada vacina contra a Covid-19 chegou para os profissionais liberais de saúde de Santa Maria nesta terça-feira. As doses da CoronaVac estavam disponíveis na Praça Saldanha Marinho, para quem estava a pé, e no Parque da Medianeira, no sistema drive-thru, das 8h às 12h. A vacinação terminou com 1.690 doses aplicadas nesta terça-feira.


Para garantir a imunização, a fila começou mais de 15 horas antes do previsto para começar a campanha - o primeiro carro estacionou em frente à Basílica da Medianeira por volta das 15h30min de segunda. Já na Saldanha Marinho, o enfermeiro Marco Simon, 40 anos, chegou por volta das 22h com uma cadeira de abrir, que foi sua companheira durante toda a madrugada.

- Eu trabalho como autônomo, tenho três pacientes idosos. Vim cedo porque a gente não pode perder essa oportunidade, de nos cuidar e também cuidar dos pacientes - comenta Simon.

Por volta das 7h, a fila que começava em uma tenda do Exército montada ao lado do Banrisul, descia a Rua Angelo Uglione, dobrava na André Marques e subia na Venâncio Aires. Mas assim que a vacinação começou, às 8h, o movimento diminuiu. No local, em uma hora, foram cerca de 300 vacinados.

No Parque da Medianeira, a fila de veículos, que começava em frente ao portão principal, percorreu toda a avenida, dobrou na Hélvio Basso, entrou na BR-158 e chegou até a Rua Duque de Caxias, passando a esquina com a Rua Izidoro Grassi por volta das 7h30min.

A médica veterinária Francieli Marconato, 37 anos, chegou por volta das 16h de segunda na Medianeira. Ela não quis arriscar perder a chance de se vacinar:

- Nós chegamos cedo para garantir que vamos conseguir fazer a vacina. A minha área nunca parou, mesmo em meio à pandemia sempre estivemos fazendo os atendimentos emergenciais, e nós temos contato direto com os proprietários dos animais - conta Francieli, que estava no segundo carro da fila do drive-thru.

Governo endurece medidas, e atividades podem funcionar até as 20h

De acordo com a prefeitura, como os profissionais precisam comprovar o exercício e atendimento direto a pacientes, mostrando documentação na hora da vacina, a fila pode andar mais lentamente nesta etapa. 

- Nós temos que ter dois documentos comprobatórios, além da carteira profissional, precisa de mais um documento que comprove que a pessoa está trabalhando presencialmente, e não em home office - explica o secretário municipal de Saúde Guilherme Ribas.

DOSE DE ESPERANÇA
No Parque da Medianeira, a enfermeira Grassele Diefenbach, 39 anos, era uma das responsáveis pela aplicação da vacina. Além da emoção de imunizar tantos colegas de profissão, o trabalho foi ainda mais especial, porque uma das profissionais que passou pelo drive-thru foi a mãe dela, a fisioterapeuta Cleiva de Fátima Denardini, 59 anos.

Foto: Victoria Debortoli (Diário)
A fisioterapeuta Cleiva recebeu a dose da vacina pelas mãos da filha, a enfermeira Grassele

- Hoje eu tive a oportunidade de cuidar um pouquinho de quem sempre me cuidou, e dar para ela uma dose de esperança, para ela continuar trabalhando, e agora com segurança. É um orgulho - disse a enfermeira.

QUEM PODE TOMAR A VACINA NESTA TERÇA
Médicos, biomédicos, médicos veterinários, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, profissionais da educação física, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

NÃO SERÃO VACINADOS NESTE MOMENTO

Profissionais inativos da saúde e aposentados e profissionais que estão atuando a distância.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190