atendimento

UPA instala tenda para triagem dos pacientes com Covid-19

Medida foi tomada em decorrência do aumento significativo da demanda por atendimento

18.398
Foto: Foto: João Vilnei (Prefeitura de Santa Maria)


Foto: João Vilnei (Prefeitura de Santa Maria)

Para garantir mais segurança aos pacientes com suspeita de Covid que chegam até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), foi instalado um novo sistema de triagem no local. Uma tenda na área externa do prédio já está montada. O espaço tem investimento de R$ 19,5 mil, incluindo equipamentos. A previsão é de que a estrutura fique montada por três meses, podendo haver prorrogação. Os recursos são da prefeitura de Santa Maria.

O objetivo é separar os pacientes com suspeita de Covid-19 das demais pessoas que procuram a UPA. Quem tiver sintomas, será direcionado para a recepção. Os demais aguardarão atendimento na tenda.

Leitos SUS de UTI Covid estão lotados em Santa Maria

Para colocar em funcionamento a estrutura, a prefeitura trabalha na inserção de um aditivo contratual para que sejam repassados recursos para a compra de materiais e contratação de profissionais, o que já tramita internamente. Ao todo, 20 profissionais trabalharão no espaço, que funcionará 24 horas por dia. Para atender no local, serão contratados enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e equipe de higienização. A atuação será dividida por turnos de trabalho.

- Além de benefícios para a população, que será melhor acolhida quando buscar o serviço, é uma segurança aos próprios profissionais da saúde que atuam na unidade porque organiza o fluxo de trabalho - explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

A diretora da UPA Santa Maria, Irmã Liliane Pereira, ressalta a importância desse novo formato de atendimento.

- Estamos em um momento crítico da pandemia. Temos trabalhado, diariamente, muito além da nossa capacidade, atendendo casos extremamente graves. Nossos profissionais têm dedicado seu tempo e disposição para ajudar todos os pacientes que chegam até nós. Por isso, todo o empenho para dar aos pacientes mais segurança é bem-vindo neste momento - afirma a diretora.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190