ubs

Unidades de saúde têm suspensão temporária de exames laboratoriais

Conforme a prefeitura, a suspensão se deve ao fato de que as cotas mensais disponíveis ao município pelo Estado, por meio de contrato, foram atingidas

Foto: Foto: Diário de Santa Maria/ Renan Mattos


Foto: Renan Mattos (Diário)

Durante a semana, moradores de Santa Maria, ao solicitarem exames laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), via Sistema Único de Saúde (SUS), foram surpreendidos ao serem orientados a procurar o setor particular. Isso porque, nesta semana, em específico nas UBSs, o serviço foi suspenso, pelo menos, até o próximo sábado.

Nesta quarta-feira, a prefeitura de Santa Maria, em comunicado oficial, informou que a suspensão se deve ao fato de que as cotas mensais disponíveis ao município pelo Estado, por meio de contrato, foram atingidas.

AVTSM lança campanha para custear transporte de familiares ao Júri da Kiss

A suspensão se dará até o fim do mês, quando haverá novo alcance do teto financeiro mensal dos contratos com os laboratório. Segundo o Executivo municipal, os exames laboratoriais em Santa Maria são realizados por três empresas. Com base no contrato, a cota disponibilizada é de R$ 260.325 mil mensais.

De acordo com a prefeitura, desde dezembro de 2019, os contratos são realizados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), já que o município não possui gestão plena de serviços especializados. Por conta disso, as cotas para realização de exames já eram consideradas baixas e, após a pandemia, a procura também foi reduzida.

Com a retomada das atividades pós-pandemia, a demanda acabou sendo excedida e apresentou um grande número de procura.

RSC-287 começa a receber melhorias no asfalto em Agudo e Tabaí

Na busca de solucionar a situação, a administração municipal fez reuniões com os representantes dos laboratórios e enviou um documento para a 4º CRS com relatórios sobre as demandas. Na intenção de dar conta dos atendimentos do município, foi solicitado o aumento das cotas.

As UBSs, segundo a prefeitura, estão cientes do assunto e, quando necessário, informam aos pacientes sobre a suspensão momentânea e a possibilidade de reagendar os encaminhamentos dos próximos exames.

EM ANÁLISE

A titular da Coordenadoria de Saúde, Fabrícia Ennes,ressalta que os serviços têm um limite financeiro e afirma já ter encaminhado ao Estado a solicitação para aumentar o teto disponível. 

_ A 4ª Coordenadoria já solicitou um aumento deste teto, e este está sendo analisado pelo nível central _ confirma Fabrícia.

IPE Saúde abre concurso com mais de 90 vagas para nível médio e superior

Segundo a coordenadoria, o caso está em análise na Secretaria estadual de Saúde.




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190