pesquisa

UFSM realiza primeiro Fórum Latino-Americano de Saúde Mental na Pandemia

Evento é voltado a profissionais e acadêmicos da área de saúde, e ocorre nesta quinta-feira

18.389
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove, nesta quinta-feira, o I Fórum Latino-americano de Saúde Mental na Pandemia. A iniciativa é inédita e uma parceria do Projeto CovidPsiq - que monitora os sintomas de estresse e ansiedade na população brasileira durante a pandemia - com o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet) a Universidade Nacional de Mar del Plata, da Argentina.

Começa obra de construção da UBS Alto da Boa Vista

O objetivo do encontro é promover a troca de informações entre estudos científicos de diferentes países latino-americanos que investigam o impacto da pandemia na saúde mental da população.

- No início de novembro, os pesquisadores do Conicet entraram em contato conosco, pois eles também têm pesquisas relacionadas à Covid-19. Primeiramente, nós fizemos uma discussão dos estudos e percebemos a urgência em se agregar essas pesquisas na América Latina, dadas as particularidades do latino-americano, que é um povo mais caloroso, com particularidades e perfil socioeconômico diferente de países da Europa, por exemplo. Há muitas pesquisas relacionadas à saúde mental na pandemia no mundo, só que principalmente em países desenvolvidos. Nossa ideia é unir esforços para fazer um contraponto em relação a outras realidades - explica o psiquiatra Vitor Calegaro, professor do departamento de Neuropsiquiatria da UFSM e coordenador do CovidPsiq.

Reitor da UFSM testa positivo para Covid-19

O evento é gratuito e online, e ocorre das 14 às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube aos participantes inscritos, que receberão um link por e-mail. Serão debatidos os dados científicos dos principais estudos longitudinais em andamento, com uma programação que inclui mesas-redondas com pesquisadores nacionais e internacionais e fórum para debate. Os vídeos serão disponibilizados após o evento.

No Dezembro Vermelho, profissionais explicam como é possível ter vida saudável com HIV

Farão parte pesquisadores da UFSM, Universidade de Mar del Plata, FURG, UFRGS, Mackenzie e Pontificia Universidad Católica do Chile. O evento será bilíngue, com a possibilidade de interação com o público. O evento é especialmente voltado aos representantes de organizações e instituições, profissionais das áreas da saúde, estudantes de graduação e de pós-graduação.

- Em cada mesa temática, haverá a apresentação do que está sendo feito em termos de pesquisa, os resultados preliminares e a nossa ideia, encerrado o evento, é formular um documento para informar governos, instituições, organismos latino-americanos, para o que é importante se atentar nesse momento. Estamos vivendo a segunda onda e ela está crescendo, isso no mundo todo. A gente quer, como uma força-tarefa, poder informar o poder público de medidas cabíveis ou não cabíveis nesse sentido. A maioria desses estudos, assim como o nosso, estão em andamento, mas já têm alguns resultados, que estão sendo analisados. Por isso a importância desse intercâmbio de informações - comenta Calegaro.

Até a noite de segunda-feira, 400 pessoas já haviam se inscrito para o fórum. As inscrições vão até as 23h59min de quarta-feira. Quem quiser participar, ou saber mais informações e ter acesso à programação completa, pode acessar o site do CovidPsiq da UFSM.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190