covid-19

Trabalhadores de farmácias devem ser os próximos a tomar vacina em Santa Maria

Município pediu lista de funcionários dos estabelecimentos. Ainda não há data confirmada para campanha com idosos

Foto: Anselmo Cunha (Diário) 

Uma reunião na manhã desta terça-feira reuniu a Secretaria de Saúde de Santa Maria com representantes de farmácias e drogarias da cidade. Segundo o Plano Nacional de Imunização, o próximo grupo a ser vacinado serão recepcionistas, atendentes, gestores e outros trabalhadores do setor. 

- Precisamos contar com a colaboração dos representantes das farmácias para poder avançar ainda mais na vacinação. Sabemos do risco que todos estão correndo por receberem pessoas contaminadas em seus estabelecimentos e, por isso, esta ação se torna ainda mais importante neste momento - reforça o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que participou da reunião online.

Mercados e lojas de Santa Maria arrecadam alimentos para ação solidária

O pedido para as farmácias e drogarias é que façam, de forma urgente, uma relação de nomes dos trabalhadores de cada estabelecimento e que se encaixam na resolução 61 da Comissão Intergestores Bipartite e no Plano Nacional de Imunização (PNI), uma vez que os profissionais liberais da saúde, com graduação e técnicos, já foram contemplados. A partir do número de pessoas que constar em cada lista é que será avaliada a melhor ação e o quantitativo a ser retirado por cada estabelecimento.

- Para as empresas que tenham abaixo de 10 trabalhadores para serem vacinados, a previsão é que seja organizada uma ação específica, com aplicação em unidade de saúde. Para os demais locais, os representantes vão retirar as doses no Setor de Imunização da prefeitura e aplicar as vacinas em seus locais. Em função do quantitativo de doses, neste primeiro momento, nem todos serão contemplados. Mas novas doses serão recebidas até que todos os listados sejam imunizados - explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

VACINAÇÃO PARA IDOSOS 
Até agora, a campanha de vacinação alcançou pessoas com idade a partir de 64 anos. Das 17 mil doses recebidas pelo município na última sexta-feira, cerca de 11 mil devem ser destinadas à segunda dose de outras faixas etárias. Cerca de 1,2 mil foram usadas para primeira dose de agentes da segurança pública. 

A prefeitura espera que um novo lote seja entregue ao município nesta semana e diz que, um dia após receber a carga, deve começar a vacinação em pessoas com 63 anos de idade. O governo do Estado, porém, não confirma a chegada de novas doses ainda.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190