luto

Servidor da Secretaria de Saúde morre de Covid-19 em Santa Maria

Prefeitura decretou luto oficial de um dia pela morte de Heverton Prates, conhecido como Mano, superintendente administrativo e financeiro da pasta

18.294

Foto: arquivo pessoal
Herveton Prates, conhecido como Mano, era servidor da prefeitura há 23 anos 

Santa Maria registrou na manhã deste sábado mais uma morte por coronavírus. A vítima é um servidor da Secretaria de Saúde do município. Heverton Prates, 49 anos, conhecido como Mano, era superintendente administrativo e financeiro da Secretaria. Agora, a cidade chega a 73 óbitos associados ao coronavírus.

A prefeitura decretou luto oficial de um dia pela morte do servidor e divulgou uma nota de pesar: 

"Com pesar, a Prefeitura de Santa Maria decreta luto oficial de um dia pelo falecimento do superintendente administrativo financeiro da Secretaria de Saúde, Heverton Pedrozo Prates, 49 anos. Mano, como era conhecido, era servidor do quadro efetivo da Prefeitura há 23 anos. Ele estava internado no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, e teve o diagnóstico positivo para Covid-19. O óbito aconteceu neste sábado (3)."

Ainda segundo a prefeitura, Heverton tinha registro de doença cardiovascular crônica. Em 21 de setembro, ele deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, já com o diagnóstico positivo para a Covid-19. No dia seguinte, foi transferido para a UTI do hospital. 

Em live no Facebook no dia 26 de setembro, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) já havia falado sobre a internação de Prates e pediu orações, pois seu estado de saúde já era considerado grave. O prefeito ressalta o trabalho feito por Prates nas ações de enfrentamento à Covid-19 na cidade.

- Somos amigos há quase 35 anos. No trabalho na Secretaria de Saúde, ele sempre foi um profissional que buscava soluções. Foi o responsável direto por montar o Centro de Covid no município, na Rua Conrado Hofman, e comprou os equipamentos de segurança para todos os nossos profissionais da saúde. É muito triste, mas ele parte com a certeza de que cumpriu a sua missão. Ele ajudou a salvar tantas vidas com o trabalho durante a pandemia - afirma Pozzobom.

Na região, maioria das cidades tem incidência de Covid-19 menor do que a média estadual

Heverton era servidor da prefeitura há 23 anos e já tinha uma longa trajetória na secretaria de Saúde. Nasceu em Santa Maria, era formado em Contabilidade pela UFSM, casado com Karin Duarte e não tinha filhos. Tem uma irmã, Luciane, com quem tinha um escritório de contabilidade. Era conhecido por ser uma pessoa alegre, sempre rodeado de amigos, e muito decidido: 

- Foi o setor dele que liderou o trabalho de compra de equipamentos de saúde usados em função da Covid-19 e que fez com que nada faltasse aqui na cidade. Ele estava internado há menos de duas semanas. Era um cara muito alegre, gostava de festa, de reunir os amigos, e sempre firme e muito dedicado com o trabalho - conta Guilherme Cortez, chefe da Casa Civil da prefeitura e amigo de Heverton. 

Região não deve apresentar recurso para reclassificação da bandeira vermelha

Outros amigos também lembram dele como um amigo muito presente: 

- O Mano adorava juntar gente, estava sempre ligando para saber das pessoas, era um amado nosso. A gente até brigava, como irmão, mas se acertava muito ligeiro, porque ele era uma pessoa muito verdadeira. Essa perda é muito triste - lamentou Lourdes da Cas, amiga dele. 

O advogado Tiago Robinson, amigo de infância de Prates, lembra que o servidor morou na Avenida Rio Branco durante boa parte da vida e estudou nos colégios João Belém e Manoel Ribas. Os dois cresceram juntos e continuaram se reunindo para confraternizar sempre que possível.

- Era um amigo muito fiel. Desde pequeno, gostava de reunir a turma para brincar e, depois, durante a juventude e vida adulta, para conversar e fazer festa - relata Robinson. 

O sepultamento foi às 10h30min deste sábado no Cemitério Ecumênico de Santa Maria, sem velório por causa do protocolos de segurança envolvendo vítimas da Covid-19.

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190