risco alto

Seis das 20 regiões do Estado estão na bandeira vermelha nesta semana

Governo anunciou mapa definitivo nesta segunda-feira. Região de Santa Maria segue na bandeira laranja

18.297

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, durante live na tarde desta segunda-feira, o mapa em definitivo das bandeiras de cada região referentes ao modelo de distanciamento controlado. Das 20 regiões, seis estão na bandeira vermelha a partir desta terça-feira: Santo Ângelo, Passo Fundo, Capão da Canoa, Canoas, Novo Hamburgo e Porto Alegre. 

Cinco indicadores que calculam cor da bandeira melhoraram na região de Santa Maria

Três regiões que haviam sido classificadas preliminarmente com risco alto na última sexta se mantiverampara a bandeira laranja: Palmeira das Missões, Erechim e Caxias do Sul. As regiões de Bagé e Taquara são as únicas classificadas com bandeira amarela, que representam risco baixo. O restante, inclusive Santa Maria, segue na bandeira laranja, que indica o risco médio. 

Essa foi a segunda semana onde foi permitido que os prefeitos entrassem com recursos para que o Estado reveja os dados que fazem o cálculo das bandeiras. Foram 67 recursos interpostos por municípios ou associações de municípios. Foram indeferidos aqueles referentes a Santo Ângelo, Passo Fundo e Canoas , porque, segundo Leite, tiveram piora nos indicadores da propagação da Covid-19 e da capacidade de atendimento hospitalar. 

MAIS DE 90 CIDADES PODERÃO TER FLEXIBILIZAÇÃO
Na última semana, o governo havia anunciado que as cidades que estão nas regiões em vermelho, mas que não têm registros de óbitos e hospitalizações nos últimos 14 dias anteriores a consolidação dos dados das bandeiras, poderão seguir as regras da bandeira laranja, que tem menos restrições. Conforme os últimos dados, nesta semana a regra poderá valer para mais de 90 municípios gaúchos. 

ALERTA
O governador comentou que a região de Santa Maria chegou perto da bandeira vermelha, mas conseguiu melhorar os indicadores na última semana. Entretanto, fez um alerta para a região de Cruz Alta (que engloba outros 12 municípios ao redor). Segundo os últimos dados, a região, mesmo que agora esteja em bandeira laranja, deve redobrar os cuidados, porque se não melhorar pode passar para o risco alto em breve.

Planos de Saúde deverão cobrir teste que detecta anticorpos da Covid-19

ALTERAÇÕES 
Leite também anunciou a alteração nos protocolos de quatro segmentos nas bandeiras vermelhas. Uma delas é sobre o comércio varejista não essencial, que deveria fechar quando chegasse ao risco alto. A partir de agora, o município poderá realizar o comércio por meio eletrônico ou por tele-entrega, mas ainda deverá manter as portas para o público fechadas.

Além disso, também fica permitido na bandeira vermelha o estágio final obrigatório de forma presencial para estudantes da área da saúde. Desde 15 de junho, isso era permitido só para os locais onde estão na bandeira amarela ou laranja.

O teto de operação do comércio de combustíveis poderá ser maior nas bandeiras vermelha e pretas. Nas academias e clubes, que estão permitidos funcionar, o atendimento deve ser individualizado com no mínimo 16 metros quadrados por pessoa.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190