novidade

Secretaria de Saúde lança plataforma digital de solicitação de medicamentos

Neste primeiro momento, serão contemplados 75 medicamentos e fórmulas nutricionais

Foto: Foto: João Vilnei (Prefeitura/Divulgação)


Foto: João Vilnei (Prefeitura/Divulgação)
Em Santa Maria, a Farmácia de Medicamentos Especiais funciona na Rua Tuiuti, 1.926, Centro

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou, nesta quarta-feira, uma plataforma digital que permitirá que pacientes do Sistema Único da Saúde (SUS) façam a primeira solicitação de medicamentos sem a necessidade de se deslocar até alguma Farmácia de Medicamentos Especiais.

Neste primeiro momento, serão contemplados 75 medicamentos e fórmulas nutricionais para usuários maiores de 18 anos, mas a previsão é de que, nas próximas etapas de implantação deste sistema, pacientes de todas as idades e dos outros medicamentos dispensados pelo Estado ou pelo Ministério da Saúde também possam utilizar o sistema digital para fazer o pedido.

Remédios controlados podem ser comprados em maior quantidade do que está na receita

Até hoje, as pessoas que recebiam uma receita médica de algum dos remédios disponibilizados pelo SUS precisavam ir até a Farmácia de Medicamentos Especiais mais próxima para cadastrar todos os documentos e exames. A partir desta plataforma, a pessoa poderá cadastrar os documentos no site. Depois de passar por uma perícia e o pedido ser aceito, as versões originais deverão ser entregues na Farmácia no momento da primeira retirada do medicamento. 

Os 75 medicamentos que a partir de agora poderão ser solicitados via digital são para as doenças: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes tipo 1, colesterol alto, doença de parkinson, dor crônica, acne grave, síndrome de guillain-barré, incontinência urinária, dietas líquidas e suplementos alimentares, insulina detemir e insulina glardina.

Segundo a SES, nem todos medicamentos foram disponibilizados ainda para realização do pedido digital porque alguns deles requerem exames e perícia mais complexos.

Clique aqui para acessar a plataforma e fazer a solicitação digital. 

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES)


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190