monitoramento

Santa Maria tem três lares de idosos com surto de Covid-19

De acordo com a prefeitura, já foram registrados oito óbitos associados à doença em moradores de ILPIs na cidade até o momento

18.389
F
Foto: Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)

Subiu para três o número de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Santa Maria que estão em surto de Covid-19. A informação foi repassada pela prefeitura na última quinta-feira.

Duas agências da Caixa abrem neste sábado na região

Ao todo, existem 23 ILPIs no município e a Vigilância em Saúde disse que monitora esses locais desde o início da pandemia. O primeiro surto dentro de lares de idosos na cidade foi identificado no início do mês de agosto, mas agora a situação já é considerada controlada. Com essas outras ocorrências em andamento, já são quatro surtos registrados em ILPIs em Santa Maria.

Conforme o Executivo, até a última quinta-feira, havia 36 idosos e 11 funcionários com diagnóstico positivo para Covid-19 em um dos 23 lares na cidade. Em outra instituição, são 18 idosos e oito servidores. Já na terceira ILPI que enfrenta o surto, dos 39 testes realizados, 18 tiveram resultado positivo para a doença. A prefeitura, no entanto, não divulgou o nome das instituições.

Do total de lares para idosos na cidade, três são filantrópicos: o Lar Vila Itagiba, o Lar das Vovozinhas e o Abrigo Espírita Oscar José Pithan. O Lar Vila Itagiba é um dos que enfrentam o surto atualmente (36 idosos e 11 funcionários testaram positivo). Até agora, duas mortes de idosos que moravam no local foram incluídas no boletim epidemiológico da prefeitura. A maioria dos idosos que tiveram o diagnóstico positivo já passaram ou estão no final do período de transmissão do vírus, de acordo com a irmã Anja Carvalho Pereira, coordenadora do lar.

- Nós fizemos exames no laboratório particular e, depois da confirmação de alguns, nós repetimos os testes através da Vigilância. Nós estamos ligando para os familiares dos idosos que tiveram o resultado negativo duas vezes para liberá-los para casa. Isso nos dá uma maior segurança - comenta.

UFSM concederá auxílio a alunos carentes para compra de computadores e tablets

No Abrigo Espírita Oscar José Pithan, todos os idosos e funcionários do lar foram testados e apresentaram resultado negativo, conforme um comunicado da direção.

Já no Lar das Vovozinhas, que abriga cerca de 150 mulheres, são quatro casos positivos, sendo que duas idosas já são consideradas recuperadas. Além disso, seis funcionários estão afastados atualmente - ou com sintomas, ou com resultado positivo. Entretanto, o local ainda não é considerado em surto de coronavírus.

Na última terça-feira, todas as moradoras e os funcionários foram testados através do projeto Todos pela Saúde, do Itaú. Na ala 4, unidade onde residem as idosas com dificuldade de locomoção e algum problema cognitivo, são 41 abrigadas isoladas, até que os resultados dos exames realizados sejam divulgados - foram feitos três particulares e 38 pela Vigilância em Saúde na semana passada, sendo que todas as amostras coletadas pela prefeitura deram negativo para a doença.

ÓBITOS
Nesta semana, dois idosos que moravam em instituições de longa permanência de Santa Maria e faleceram tiveram o óbito associado à Covid-19. Conforme a prefeitura, o município contabiliza oito mortes associadas à Covid-19 de idosos moradores de ILPIs. A prefeitura esclareceu que realiza acompanhamento frequente nos locais desde o início da pandemia por meio de orientações e recomendações de órgãos institucionais, e disse, ainda, que nas instituições onde aconteceram os óbitos divulgados na quarta-feira, seguem sendo feitas vistorias das condições sanitárias dos locais, acompanhamento dos casos e testagem (os resultados estão sendo aguardados).  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190