influenza

Santa Maria amplia vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias

Os usuários devem consultar os dias e horários de imunização diretamente nas unidades de saúde

18.398
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a prefeitura de Santa Maria ampliou a Campanha de Vacinação Contra a Influenza para a população em geral. No entanto, o município fará a reserva de doses para, ao menos, 90% dos grupos prioritários (crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes e puérperas). 

Santa Maria tem Alerta retirado pelo Gabinete de Crise

Conforme o Executivo, a definição ocorre em função de o Ministério da Saúde informar que não haverá a disponibilização de doses além das previstas para os grupos prioritários. Ou seja, a sequência da vacinação para todas as faixas etárias deverá ser feita e planejada com as doses remanescentes que não forem utilizadas pelos grupos de risco.

Reaberto cadastro para vacinar acamados contra a Covid-19

Portanto, os usuários devem consultar os dias e horários de imunização diretamente nas unidades de saúde, que vão dar preferência para crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes e puérperas. Até este momento, o Rio Grande do Sul apresenta cobertura média dos grupos prioritários de 43%, enquanto a meta é 90%. Em Santa Maria, 51,7 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe, o que representa uma média de 38,6%. 

VÍDEO: vacinação já chega a pessoas com 30 anos em cidades da região

Conforme o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a principal estratégia será a de incentivar a vacinação de todos os integrantes da mesma família, desde a criança até o idoso, em um mesmo momento na unidade de saúde.

A prefeitura reforça que é preciso manter um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas da gripe e da Covid-19, independentemente da ordem de qual foi a primeira. A orientação visa dar mais segurança para que qualquer evento adverso pós-vacinação que possa surgir de uma não seja confundido com o outro imunizante.

De acordo com a prefeitura, atualmente o município dispõe de cerca de 6 mil doses da vacina no Setor de Imunizações e cerca de 200 doses em cada unidade ou ESF que tem vacinação, sendo que na Policlínica José Erasmo Crossetti, são 1 mil doses devido a grande demanda. A prefeitura explica, ainda, que os responsáveis pelas unidades fazem a solicitação de mais doses ao setor conforme o andamento da vacinação. 

REGIÃO
Dos 39 municípios que fazem parte da região de cobertura do Diário, ao menos 14 já liberaram a vacinação para o público geral. A campanha deste ano foi realizada em etapas, com a primeira inciada em 12 de abril e a terceira (e última) programada para até esta sexta-feira.

Ao todo, o público-alvo no Rio Grande do Sul é estimado em 5 milhões de pessoas. Dessas, cerca de 2,5 milhões já foram vacinadas e tiveram a dose registrada no sistema. O Estado já recebeu cerca de 3,8 milhões de doses até esse momento. As demais 1,2 milhão tem previsão de entrega para semana que vem.

* Com informações da prefeitura de Santa Maria


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190