contatos Assine
foco na saúde

Sábado foi lotado de eventos para a Saúde

18 Agosto 2018 18:49:00

Aleitamento materno, doação de sangue e imunização de crianças foram temas de atividades

Joyce Noronha

Com o Dia D de Vacinação contra a pólio e o sarampo, com evento sobre a conscientização de doação de sangue e com atividade de incentivo ao aleitamento materno, no Centro Desportivo Municipal (CDM), o sábado foi voltado à saúde em Santa Maria. As atividades ocorreram em variados pontos da cidade e prestaram atendimentos gratuitos para a população. 

VACINAÇÃO


Foto: Joyce Noronha (Diário)

Para o Dia D de Vacinação, 28 unidades de saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ficaram abertas das 8h às 17h para fazer a imunização de crianças entre 1 e 5 anos de idade. Na Unidade de Saúde Dom Antônio Reis, a atendente de suporte Alana Souza, 26 anos, levou o pequeno Artur de Souza Motta, 4 anos, para ser imunizado.  

O menino conta que "tomou uma aguinha gostosa", em referência à gotinha contra a pólio, e que o "algodãozinho doeu", mencionando o algodão com álcool que a enfermeira passou no braço dele antes da injeção contra o sarampo. Mas Artur chorou só um pouquinho antes de ganhar um balão e uma tatuagem temporária especial do Dia D de Vacinação, entregue no final do atendimento.

Investir na rede que presta os primeiros atendimentos de saúde é prioridade, diz prefeitura

De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Prefeitura de Santa Maria, foram aplicadas 3.289 doses da Poliomielite e mais 3.269 doses contra o Sarampo. Com as vacinas aplicadas neste sábado, o Município já contabiliza 5.955 crianças imunizadas contra a pólio e 5.931 contra o Sarampo, o que corresponde, respectivamente, a 47,43% e 47,24% da cobertura vacinal.

A campanha de vacinação segue até o dia 31 de agosto.

DOAÇÃO DE SANGUE


Foto: Joyce Noronha (Diário)

O campo da Brigada Militar foi palco da conscientização sobre a doação de sangue, em atividade do Colégio Tiradentes. O ônibus do Hemocentro estacionou em frente ao campo, das 8h às 12h, e recebeu pessoas que foram fazer suas doações. Entre elas estava a estudante do Ensino Médio Eduarda Araujo, 16 anos.  

Ela conta que completou a idade mínima em junho e ainda não tinha conseguido fazer a doação, principalmente, pelo horário de funcionamento do Hemocentro, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, pois é quando está no colégio. Ela estuda no Coração de Maria e ficou sabendo da atividade por uma amiga que é aluna do Tirantes.

Pronto-Atendimento do Patronato terá novo Raio X

A professora de biologia Patrícia Fernandes, que coordenou a atividade, conta que o evento foi um sucesso e que as demais atrações (como cama elástica, distribuição de erva e água quente, atendimento de cabeleireiro) foram maneiras de chamar a atenção do público e também de deixar o evento mais animado.

ALEITAMENTO MATERNO


Foto: Ronald Mendes (Especial / Diário)

Na tarde de sábado, das 13h30min às 16h, o Centro Desportivo Municipal (CDM), sediou o Mamaço, uma atividade em que mulheres se reúnem para amamentar seus bebês como forma de incentivo ao aleitamento materno. O tema que é abordado durante o Agosto Dourado. 

Time de futsal faz doação a menino com doença rara internado no Husm

A técnica em Enfermagem Camile Machado Vieira, 30 anos, foi com a filha Isabela, de 10 meses, à atividade e conta que foi muito importante participar do mamaço para trocar experiências com outras mulheres, principalmente porque ela é "mamãe de primeira viagem". Ela diz que o processo de amamentação foi muito tranquilo desde o começo, mas como profissional da saúde e graduanda de Enfermagem, acha que é importante participar de atividades de integração, como o mamaço, para incentivar outras mulheres a amamentarem.

Camile conta que Isabela teve alimentação exclusiva com leite materno até os 6 meses e depois começou a alimentação complementar.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190