distanciamento controlado

Rio Grande do Sul terá bandeira vermelha a partir desta terça-feira

Modelo de classificação de bandeiras deve ser reformulado. Durante a transição, classificação será mais branda em relação à atual

18.398

O governo do Estado anunciou, nesta terça-feira, mudanças no modelo de Distanciamento Controlado. Durante a manhã, o governador Eduardo Leite (PSDB) se reuniu com integrantes da Famurs e com deputados estaduais. Depois, o comitê de crise do Estado foi convocado para uma reunião extraordinária. 


Ainda antes da oficialização, o deputado Gabriel Souza (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, adiantou, em publicação no Twitter, que o modelo de classificação das bandeiras seria reformulado. Segundo o parlamentar, ainda nesta terça-feira o governador deve anunciar todo o Rio Grande do Sul sob bandeira vermelha, que entre as regras prevê a volta presencial de aulas. A bandeira deve continuar vermelha durante os próximos dias, quando haverá elaboração e transição para o novo modelo. 

Em vídeo divulgado no começo da tarde desta terça-feira, Leite confirmou oficialmente as mudanças. Uma das regras que muda é a da salvaguarda, quando as regiões até têm indicadores para bandeira vermelha, mas que com a alta das hospitalizações, acabam classificados em bandeira preta. Essa regra foi adotada nas últimas semanas e leva em conta a proporção de leitos ocupados por pacientes com Covid-19 para o número de leitos livres.

- Ela vai continuar existindo, mas vai passar a ser acionada apenas quando a ocupação de leitos com pacientes confirmados estiver em um ciclo de piora em 14 dias, sendo desativada quando se observar um ciclo de pelo menos 14 dias de redução da ocupação de leitos de UTI por pacientes confirmados com o coronavírus - explica o governador.

A salvaguarda da bandeira preta vai valer apenas a nível estadual. Ou seja, uma região não terá bandeira preta por essa regra. A norma vale, a nível regional, para a bandeira vermelha. Até 10 de maio, quando o modelo completa um ano e será substituído, a bandeira vermelha vai vigorar em todo o Estado.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190