imunização

Remessa com vacinas da CoronaVac, Pfizer e Janssen chega em Santa Maria na sexta

RS receberá um total de 195,6 mil doses da CoronaVac, 91,8 mil da Janssen e 147,4 mil da Pfizer

18.357
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

Os municípios gaúchos irão receber, nesta sexta-feira, uma nova remessa com doses das vacinas CoronaVac, Janssen e Pfizer, totalizando 434,8 mil unidades. A previsão é que elas cheguem ao Estado ainda na quinta-feira. O quantitativo de doses que cada prefeitura irá receber ainda não foi divulgado.

O total de doses destinadas ao Rio Grande do Sul é de 195,6 mil da CoronaVac e 91,8 mil da Janssen, com chegada prevista no mesmo voo, às 6h10min de quinta, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, e mais 147,4 mil doses da Pfizer, que devem chegar às 14h do mesmo dia, também no aeroporto de Porto Alegre.

Pela quarta semana, Estado mantém alerta sobre a pandemia para a região

Na sexta-feira, as vacinas serão distribuídas para dar seguimento à campanha de imunização contra a Covid-19 no Estado, contemplando a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os trabalhadores da educação, em municípios que ainda precisam de doses para esses grupos e, especialmente, para avançar na vacinação por idade.

Em Santa Maria, as vacinas devem ser usadas para a população em geral. Nesta quinta-feira, pessoas a partir de 43 anos podem se vacinar na cidade. A expectativa, com a nova remessa, é que a faixa etária possa ser diminuída na próxima semana. Novas ações para grupos, como trabalhadores da área da educação e do transporte público, também não são descartadas.

DISTRIBUIÇÃO
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as vacinas da CoronaVac serão utilizadas para primeira e segunda doses, ou seja, 50% do lote será distribuído para primeira dose e 50% já será reservado para D2 (segunda aplicação), que deve ser feita três semanas depois. As vacinas da Pfizer e da Janssen serão todas para primeira dose.

VÍDEO: trabalhadores do setor ferroviário são vacinados em Santa Maria

As decisões foram pactuadas em reunião ocorrida no final da tarde desta quarta-feira da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes do Estado e de municípios. 

- Como a Janssen é dose única, sugiro que os municípios a utilizem para vacinar professores do ensino básico, para que esses profissionais possam voltar o quanto antes para a sala de aula - aconselha a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Apesar dessa recomendação a nível estadual, esse público já foi imunizado em Santa Maria. A prefeitura deve definir, nos próximos dias, quem será contemplado com o imunizante da Janssen. 

As planilhas de distribuição das doses aos municípios e a logística ainda estão sendo definidas.

A previsão é que, com os demais envios previstos para os próximos meses, o Estado consiga vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com ao menos uma dose até 20 de setembro. Até esse momento, o Rio Grande do Sul já vacinou 4,3 milhões de pessoas com a primeira dose, o que representa quase 50% da população vacinável (acima dos 18 anos). Cerca de 1,8 milhão já completaram o esquema com a segunda dose.

JANSSEN
O prazo original de validade dessa vacina era de três meses, segundo a empresa fabricante. Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a ampliação desse prazo para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2°C a 8°C. A decisão foi baseada na aprovação da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA), que também estendeu a validade da vacina para o mesmo tempo. Esse primeiro lote recebido no Estado tem validade até 11 de agosto. Após a abertura do frasco, todas as doses devem ser aplicadas em até seis horas.

Esta vacina foi produzida com adenovírus humano e por tecnologia de DNA recombinante. Elas virão em ampolas com 5 doses de 0,5ml cada em suspensão pronta para o uso, sem necessidade de diluição, como é o caso da vacina da Pzifer. Isso facilita o uso das vacinas deste fabricante para drive-thrus, por exemplo.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190