pandemia

Região tem mais cinco mortes associadas à Covid-19

Casos são de Santa Maria, Agudo, Itaara, Jari e São Vicente do Sul

18.398
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

ATUALIZADA: matéria atualizada às 20h41min em 23 de setembro de 2020

Em boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira, foram confirmadas mais quatro mortes associadas à Covid-19 em municípios da Região Central. As cidades de Jari e Agudo confirmaram os primeiros óbitos. São Vicente do Sul contabilizou a segunda morte e Itaara, a terceira. Já no início da noite, Santa Maria confirmou a quinta morte da região hoje - é a 59ª só do município.

AGUDO
O primeiro óbito associado à Covid-19 em Agudo teve como vítima um idoso de 79 anos. O óbito aconteceu no último sábado. Segundo o secretário de desenvolvimento social e saúde, Alécio Wachholz, o paciente não morreu em decorrência da doença, e o município deve contestar a morte junto ao Estado.

Lei que vai multar quem estiver sem máscara começa a valer no próximo mês

Wachholz justifica que o paciente deu entrada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo há cerca de dois meses depois de sofrer uma queda e lesionar uma costela. Ao ser internado, o paciente passou pelo teste para o coronavírus, que deu o diagnóstico positivo.

O paciente, que tinha comorbidades respiratórias e cardiológicas, ficou internado em leito de UTI exclusivo para Covid-19, foi considerado recuperado e transferido para um leito de UTI comum. A justificativa do município para contestar a contabilização da morte é que o óbito aconteceu depois da recuperação. Na última atualização, o boletim epidemiológico do município aponta que, até 16h desta quarta, Agudo tem 35 casos confirmados de coronavírus. Destes, 26 são considerados recuperados.

JARI
No município de Jari, que também contabilizou a primeira morte associada ao vírus, a vítima foi um idoso de 68 anos. De acordo com a secretaria de Saúde, o paciente estava em tratamento de um câncer no esôfago há cerca de dois anos. A morte aconteceu no dia 11 de setembro no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo em Santa Maria, onde, segundo a secretaria, ele teria contraído o vírus.

Ainda de acordo com a secretaria, o idoso já estaria curado da doença quando morreu. Mesmo assim, conforme os protocolos do Estado, o caso entra para a contabilização de óbitos associados à Covid-19. Jari tem oito casos de coronavírus, sendo sete curados e um óbito. 

ITAARA
O terceiro óbito associado ao coronavírus em Itaara aconteceu nesta quarta-feira. A vítima é um homem, de 59 anos. A prefeitura deve repassar mais informações sobre o caso ainda nesta quarta-feira. 

Conforme último boletim divulgado pela prefeitura, há 77 casos confirmados no município, sendo 68 recuperados e seis em isolamento domiciliar, além dos três óbitos. 

SÃO VICENTE DO SUL
O boletim da SES também contabilizou a segunda morte na cidade de São Vicente do Sul. A vítima é um idoso, de 91 anos. De acordo com a prefeitura, ele estava internado há um mês no Hospital de Caridade de Santa Maria, devido a uma fratura de fêmur. A Secretaria Municipal de Saúde informou, ainda, que não foi contatada pelo referido hospital e está buscando esclarecimento sobre o caso. 

Na terça-feira, a prefeitura havia divulgado a existência de 17 casos confirmados no município, sendo 16 recuperados e um óbito. 

SANTA MARIA
Segundo o comunicado oficial do município, a vítima é uma idosa de 67 anos, com registro de doença neurológica crônica e hipertensão arterial sistêmica. Ela deu entrada na UTI do Hospital de Caridade em 2 de setembro e, no mesmo dia, teve o diagnóstico positivo para o coronavírus. A idosa faleceu nesta quarta.

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190