epidemia

Região tem dois pacientes isolados com suspeita de coronavírus

Novo caso surgiu no fim da tarde desta quarta-feira em São Gabriel

18.398

Fotos: Renan Mattos (Diário) e Caderno 7 
No hospital do Exército, paciente de 28 anos está em isolamento. Em São Gabriel, jovem de 22 anos também buscou atendimento após voltar de viagem

Dois pacientes com suspeita de coronavírus estão em isolamento na região central do Estado. O último caso foi comunicado na noite desta quarta-feira pela Secretaria de Saúde de São Gabriel. O outro caso é em Santa Maria, no Hospital Geral do Exército (HGeSM), onde um paciente deu entrada nesta manhã.

Como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita do novo coronavírus

Em São Gabriel, uma jovem de 22 anos consultou na Unidade Básica de Saúde Brandão Júnior no início da noite desta quarta. Com a avaliação dos sintomas, ela foi encaminhada à Santa Casa de Caridade.

A paciente esteve na Europa e retornou da França no dia 21 de fevereiro. Apenas nesta quarta ela começou a apresentar um quadro de infecção respiratória, com tosse e febre.

VÍDEO: grupo de Santa Maria tem apresentação cancelada na Itália por causa de coronavírus

Segundo o secretário de saúde do município, Ricardo Coirolo, um exame será coletado na quinta-feira de manhã e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS). A jovem ficará essa noite em isolamento no hospital e, se os sintomas não piorarem, ela irá para casa e deverá ficar em isolamento domiciliar.

Coirolo também afirma que uma reunião com especialistas epidemiológicos deverá ocorrer nesta quinta, a fim de discutir estratégias para o enfrentamento do novo coronavírus.

Secretário de Santa Maria volta da Itália e deve ficar isolado em casa por precaução

EM SANTA MARIA
Um jovem de 28 anos está em isolamento em um hospital de Santa Maria com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Depois de viajar pela Europa e passar por países como França e Itália, área de transmissão da doença Covid-19, ele apresentou sintomas de quadro de gripe - que são os mesmo do novo coronavírus - e febre baixa, e procurou por atendimento no Hospital Geral do Exército de Santa Maria (HGeSM) na manhã de hoje. Ele está mantido sob isolamento e já foi submetido a exames de saúde. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS). 

De acordo com a direção do hospital, trata-se de um militar, residente de Santa Maria, que estava a passeio pela Europa e visitou Londres, Roma, Paris e Madri. O estado de saúde do jovem é estável. Os sintomas começaram há cerca de uma semana e há dois dias ele retornou ao Brasil. Os familiares dele estão em casa e sob monitoramento. Os órgãos de saúde já foram acionados e os exames devem ser encaminhados para laboratórios responsáveis pelo diagnóstico.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190