prevenção

Região já começa a aplicação adiantada da segunda dose

Cidades como Restinga Sêca, São Pedro Sul, Cruz Alta e São Gabriel começaram hoje a antecipação das vacinas

Foto: Carolina Brum Corrêa (prefeitura de Restinga Sêca)
Em Restinga, aplicação da segunda dose foi pela manhã e tarde desta quinta-feira 

Depois de o governo do Estado anunciar a antecipação da segunda dose de vacinas da Astrazeneca e Pfizer para a Covid-19, as cidades da Região Central já reorganizam o calendário e já tem municípios que começam a antecipar a dose reforço dos grupos que já tomarm a primeira dose. A antecipação foi definida por causa da presença da variante Delta no país, que preocupa as autoridades em saúde. Com isso, a segunda dose dos dois imunizantes podem ser feitos com intervalo de 10 semanas, sem a necessidade de esperar completar as 12, como foi previsto inicialmente. 

Equipe do canil dos bombeiros de Santa Maria ajuda nas buscas por colegas desaparecidos

Um dos primeiros municípios da Região Central a começar com a aplicação das doses é Restinga Sêca. Na manhã e tarde desta quinta-feira foi a vez de quem tomou a primeira dose até o dia 4 de maio, no Ginásio Romano Canterelli. São Pedro do Sul também vacinou nesta quinta-feira as pessoas que tomaram a primeira dose em 3 de maio e tomariam a segunda em 27 de julho. A antecipação também aconteceu nesta quinta-feira em Cruz Alta,  com vacinados entre 22 de abril e 1º de maio e, na sexta-feira, continua para quem tomou a primeira dose entre os dias 3 e 5 de maio. Em São Gabriel, quem tomou a primeira dose nos dias 3 e 4 de maio também foi imunizado nesta quinta-feira. Em Caçapava do Sul, onde a segunda dose é feita por agendamento, a antecipação começou nesta quinta-feira para quem tomaria até no dia 30 deste mês.

AÇÕES CONTINUAM NESTA SEXTA
Na sexta-feira, as pessoas de Dona Francisca que tomaram a primeira dose até o dia 3 de maio podem tomar a segunda. A vacinação ocorre das 8h às 10h no formato drive-thru no antigo hospital Rainha dos Apóstolos. Também na sexta-feira, tem ação antecipada em Mata para quem tomou a primeira dose entre os dias 26 de abril e 7 de maio. 

Ainda nesta sexta-feira tem vacinação de segunda dose antes do previsto em Quevedos, para todas as pessoas que se vacinaram com a primeira dose até 28 de abril. Quem tinha segunda dose agendada entre os dias 20 de julho e 9 de agosto em Santana da Boa Vista também serão imunizados nesta sexta-feira. 

São Francisco de Assis e Vila Nova do Sul também antecipam a segunda dose para esta sexta-feira. Já em Tupanciretã, a segunda dose antecipada começa a ser aplicada na segunda-feira. Santa Maria ainda não divulgou o calendário atualizado, mas deve antecipar os dias de segunda dose. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190