surto em 2018

Protozoário que transmite toxoplasmose não foi encontrado em amostras de investigação

Apesar de o protozoário não ter sido identificado nas amostras avaliadas, serão mantidas as ações elaboradas pelo Ministério da Saúde

A prefeitura de Santa Maria e a Corsan informaram, na noite desta terça-feira, que o Laboratório de Doenças Parasitárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atestou que não foram detectados vestígios de Toxoplasma gondii, protozoário que transmite a toxoplasmose, nas amostras de sangue e de tecidos provenientes de um bioensaio, exame que investiga a presença de protozoário na água após testes em organismos vivos (animais em laboratório). Conforme o laudo, o bioensaio foi realizado entre os meses de fevereiro e março de 2020 e posterior análise dos tecidos dos animais.

Novos testes podem confirmar ou descartar infecção de toxoplasmose pela água

O exame foi realizado durante a investigação das causas do surto de toxoplasmose que ocorreu no município em 2018 e em função da testagem positiva para um DNA do protozoário toxoplasma em quatro das 26 amostras colhidas. Apesar de o protozoário não ter sido identificado nas amostras avaliadas, serão mantidas as ações elaboradas pelo Ministério da Saúde. São elas: monitoramento parasitológico da água bruta para abastecimento, com análises quinzenais e mensais; monitoramento da qualidade da água filtrada, com análises mensais dos dados de turbidez; e implantação do Plano de Segurança da água, que está em fase de elaboração.

TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
A prefeitura reitera que seguirá cobrando da Corsan o cumprimento de todos os parâmetros de tratamento e distribuição de água para a população de Santa Maria previstos na legislação. A limpeza dos reservatórios de diferentes bairros de Santa Maria operados pela Corsan segue o cronograma anual, com o próximo procedimento a ser realizado em setembro de 2020. A Companhia, por sua vez, reforça, ainda, a necessidade de limpeza dos reservatórios domiciliares a fim de que a segurança seja estendida a todos os imóveis que possuem reserva de água.

*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Santa Maria


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]r
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190