Oportunidade

Por intermédio do SUS, Apae entrega quatro cadeiras motorizadas em outubro

Em média, são entregues de 6 a 7 cadeiras por mês. Nesta segunda-feira, quatro pacientes participaram da entrega e do treinamento de adaptação à cadeira

Arianne Lima
Foto: Foto: Divulgação/ Assessoria de Comunicação Apae Santa Maria

Foto: Divulgação/ Assessoria de Comunicação Apae Santa Maria

Por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (Apae) fez a entrega das quatro primeiras cadeiras motorizadas do mês de outubro. Os pacientes contemplados haviam feito a solicitação em agosto e aguardavam pela chegada do equipamento na instituição. Ao lado dos familiares, os quatro pacientes participaram da entrega das cadeiras que ocorreu no pátio da Apae nesta segunda-feira. O treinamento de adaptação foi realizado pelo fisioterapeuta da associação, Guilherme Bordin. 

Nomes dos contemplados pelo Auxílio Inclusivo Municipal serão divulgados neste mês

DEMANDA

A Apae Santa Maria realiza a entrega de cadeiras de rodas, próteses e outros desde setembro de 2015, quando a instituição foi credenciada pela União a ter um Centro de Reabilitação. Atualmente, a associação atende a pacientes de 44 municípios. De acordo com a gerente de Saúde da Apae Santa Maria, Márcia Vendrusculo, são entregues de seis a sete cadeiras motorizadas, em média, por mês. Quanto a cadeiras manuais e de banho, o número chega a 45. A demanda é constante:

- Sempre tem gente aguardando, porque o sistema SUS abre agenda nova semanalmente para novas avaliações.

Além destes, também podem ser solicitados andadores, sapatos ortopédicos, muletas e demais itens que auxiliem na locomoção de pacientes cadastrados no SUS.

Programa devolverá R$ 400 por ano a famílias de baixa renda do Estado

COMO FAZER 

O procedimento envolve três etapas: solicitação, prescrição e entrega.

- Todas as cadeiras ou outros equipamentos de meios de locomoção, para serem solicitados na Apae, precisam ser encaminhamos via unidade básica de saúde, levando CPF, RG, cartão SUS, comprovante de residência e atestado médico com o Cid no Posto Crossetti - explica Márcia.

O encaminhamento será enviado ao serviço de saúde da Apae responsável pela prescrição de equipamentos, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CERII). Neste espaço, é realizada uma avaliação técnica, com o intuito de constatar qual equipamento o paciente necessita.

Os pedidos realizados pela instituição levam de três a quatro meses para serem entregues. 



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190