imunização

População deve procurar unidades para receber a vacina pentavalente a partir de segunda

Doses serão distribuídas nas unidades entre esta quarta e sexta-feira

18.389
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)
Vacina pentavalente está em falta nas unidades de saúde de Santa Maria há um mês

As 1.055 doses da vacina pentavalente, que estava em falta em Santa Maria há um mês, chegaram nesta quarta-feira ao município. A distribuição das doses entre as unidades de saúde também começou a ser feita na quarta e deve seguir até a sexta-feira. Com isso, a orientação da prefeitura é de que as pessoas procurem os postos de saúde para atualizar a carteira de vacinação das crianças somente a partir da próxima segunda-feira.

Exames apontam as bactérias que causaram a morte de crianças em surto de infecção

Conforme o Executivo, neste momento, serão distribuídas em Santa Maria apenas 835 doses, divididas proporcionalmente entre 24 salas de vacina do município. Não receberão as doses apenas as unidades ESF Pains, ESF Bela União, UBS Joy Betts e UBS Ruben Noal, cujas salas de vacina se encontram fechadas por questões estruturais.

O critério utilizado para definição da quantidade de doses a serem enviadas a cada unidade é a média de doses aplicadas, por sala de vacina, nos meses de abril, maio e junho (meses que antecederam o desabastecimento da pentavalente). Segundo a prefeitura, as 220 doses restantes ficarão armazenadas na Rede de Frio do município como estoque estratégico e serão distribuídas de acordo com a demanda de cada unidade, a qualquer momento, visando otimização do quantitativo e qualidade no abastecimento. O atendimento nas salas de vacina ocorrerão por ordem de chegada.

O novo lote faz parte das 41 mil doses enviadas pelo governo federal ainda na semana passada ao Rio Grande do Sul. Na tarde da última terça-feira, as 2 mil doses destinadas à região chegaram à sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Elas começaram a ser distribuídas aos 32 municípios da região na quarta. 

A vacina pentavalente protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche (pertussis), hepatite B (recombinante) e meningite por Haemophilus influenzae B e está indicada no esquema de três doses para menores de um ano de idade, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190