epicovid19-rs

Pesquisa estadual sobre coronavírus inicia oitava etapa de testes rápidos nesta sexta

Em Santa Maria, serão aplicados mais 500 testes rápidos e questionários

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A partir desta sexta-feira, o estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS) inicia a oitava etapa de entrevistas e testes rápidos para o coronavírus em nove cidades gaúchas. Os entrevistadores do estudo irão de casa em casa, entre esta sexta-feria e a próxima segunda-feira, para realizar um total de 4,5 mil testes rápidos com moradores das cidades de Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. 

UFSM seleciona voluntários para a pesquisa estadual sobre a Covid-19

Em Santa Maria, serão aplicados mais 500 testes rápidos e questionários. O estudo, encomendado pelo governo do Estado, é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e em Santa Maria conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Quem aplicará os testes são profissionais voluntários da área de saúde, que estarão identificados e com equipamentos de proteção.

Após rompimento de tubulação, rua é bloqueada no Bairro Nossa Senhora das Dores

As casas visitadas são sorteadas e em cada residência um dos moradores é convidado a fazer o teste rápido para o coronavírus - por meio de uma amostra de sangue - e responder uma breve entrevista sobre ocorrência de sintomas, busca por assistência médica e rotina das famílias em relação às medidas de distanciamento social. Caso o entrevistado teste positivo, os demais moradores também são testados e orientados a procurar a Saúde.

Santana da Boa Vista confirma segunda morte por coronavírus no município

RESULTADOS 
Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do Estado em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta de dados. Os dados mais recentes, divulgados há duas semanas, estimam que mais de 139 mil pessoas já tenham sido infectadas - o que equivale a um a cada 82 habitantes do Rio Grande do Sul.  

Além disso, a pesquisa apontou que a ampliação da testagem no Estado reduziu a quantidade de casos não notificados pelas estatísticas oficiais. Para cada caso real de infecção, a pesquisa estima que exista 1,4 não registrado oficialmente. 

APOIO 
A pesquisa tem apoio das prefeituras municipais, por meio das secretarias de saúde e dos órgãos de segurança, e segue todos os protocolos de biossegurança para proteger a saúde dos entrevistadores e participantes. Em caso de dúvida, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal ou Brigada Militar para obter informações sobre as visitas às casas. 

O Epicovid19-RS tem financiamento do Banrisul, da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

*Com informações da Assessoria de Imprensa Epidemiologia da UFPel


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190